Rádio Voz do Maranhão

domingo, 26 de abril de 2009

ALERTA! 'FEIJÃO VERDE' PINTADO É VENDIDO EM FEIRAS DE SÃO LUÍS

Falsários utilizam feijão branco pré-cozido em um corante verde. O 'golpe do falso feijão verde' já foi registrado em Teresina.

Um falso feijão verde está sendo vendido nas feiras de São Luís. O fato foi constatado na manhã deste domingo, 26, na feira do São Bernardo. Minha esposa comprou 2kg do produto. Ao colocá-lo para ferver, uma espécie de tintura presente nos grãos deixou a água com coloração verde. Foram necessárias três trocas de água para que a tintura desaparecesse. depois de algum tempo, os grãos ficaram brancos.

Imediatamente, fui à feira e comprei R$ 2,00 do produto ‘falsificado’ para encminhar à Vigilância Sanitária. Em seguida, chamei a coordenadora da feira e comuniquei o fato. Ela disse que já havia retirado o vendedor por diversas vezes da feira, pois o mesmo não é cadastrado como feirante, mas ele sempre retorna aos domingos. Afirmou desconhecer a provável falsificação do produto, pois fui o primeiro a procurá-la para fazer a denúncia. Levei-a até o local onde o feijão era vendido. O vendedor afirmou que o dono mora na Vila Embratel e que não tinha conhecimento da possível falsificação. A coordenadora garantiu-me que iria adotar as medidas necessárias para que outros consumidores não sejam enganados. No entanto, mesmo com a denúncia, o produto continuou exposto para venda em uma das bancas onde são comercializados peixes.

Diversos feirantes já haviam desconfiado do produto, pois era vendido a um preço inferior ao de mercado. Uma vendedora do verdadeiro feijão verde disse-me que ela mesma já havia expulsado o vendedor do falso produto de perto de seu ponto de venda. “Diversas pessoas que compraram o feijão dele, voltaram para reclamar da tal tinta verde que sai do produto, quando é colocado para ferver”, afirmou a vendedora.

O problema é de saúde pública e a vigilância sanitária tem que tomar providência imediata para impedir que esse falso feijão verde continue sendo vendido à população.

São Luís não é a primeira cidade a registrar a venda do feijão verde pintado. O problema já foi registrado em feiras da cidade de Teresina. Lá, a vigilância sanitária já adotou medidas que impedem a comercialização do produto. Confira as informações do site 180 graus, de Teresina, sobre a venda do falso feijão verde.

Golpe do feijão verde


180graus
Teresina - 06/03/2009

Feijão branco é pintado e vendido como verde

A vítima conta que o feijão ficou desbotado e a água ficou verde

Imagine a surpresa da dona-de-casa Maria da Cruz ao comprar um feijão verde e perceber que, na verdade o grão era branco e havia sido pintado. O caso aconteceu no último final de semana no Parque Piauí, zona sul de Teresina.

“Eu coloquei o feijão para cozinhar no domingo e quando vi, o caldo estava todo verde e o feijão branco com um gosto estranho”, afirma Maria. A dona-de-casa diz que comprou o legume nas bancas que se formam em frente à igreja do bairro, aos finais de semana. “Achei estranho porque geralmente quem vende o feijão são adultos e desta vez só tinha crianças”, conta.

Antonio Francisco de Sousa esposo de Maria, acredita que a “falsificação” do feijão aconteça da seguinte forma: os grãos brancos seriam colocados de molho de um dia para o outro, em uma água com corante verde, para que ganhe a aparência de fresco e a cor natural.

“O feijão branco custa dois reais, eles fazem isso e vendem o feijão verde por quatro reais. Nós só percebemos essa diferença agora”, declara Antonio.

O fiscal da vigilância sanitária, Roberto Matias, afirmou que o órgão recebeu a denúncia e vai entrar em contato com pessoas do Ministério da Agricultura para ajudar a investigar o caso.

“O sistema é semelhante ao das pessoas que vendem frutas. Nessa época, a oferta de feijão verde é muito grande”, descreve. Segundo ele, caso seja confirmada a história, a Anvisa irá recolher o produto e proibir a comercialização.

3 comentários:

  1. Comprei esse mesmo feijão verde na região do braz aqui em São Paulo.
    Isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu comigo ontem, aqui em São Paulo, na feira de Santo Amaro. Comprei um feijão bem verdinho, achando que era feijão novo, quando coloquei para cozinhar soltou a tinta verde. É triste isso!

    ResponderExcluir
  3. Hoje comprei esse feijão verde falsificado no largo 13

    ResponderExcluir