Rádio Voz do Maranhão

sábado, 18 de abril de 2009

EX-GOVERNADOR DESOCUPA O PALÁCIO DOS LEÕES

Sem ter mais o que esperar da Justiça Eleitoral e diante da repercussão negativa na mídia nacional, Lago decide deixar o Palácio dos Leões


"Vamos continuar lutando. Vamos escolher estratégias que não tirem de nós a imagem de legalistas, de cidadãos cumpridores do seu dever. Vamos continuar processos outros. Vamos mudar de local de resistência". Com essas palavras o ex-governador pôs fim ao movimento de resistência no palácio dos leões, 48 horas após a decisão do TSE que determinou a posse de Roseana no governo do Maranhão.

O ex-governador afirmou que fez questão de convidar o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Cutrim, para mostrar que está deixando o palácio intacto, com todas as suas obras de arte. "Convidamos o presidente do TJ do Maranhão par que ele possa receber um documento atestando que deixamos o palácio intacto. Faço isso porque eles podem chegar aqui e desaparecer com alguma coisa, como eles sabem fazer muito bem. Vamos continuar na luta para que outro patrimônio volte para o povo: o Convento das Mercês", disse Jackson.

Ao longo do seu discurso de despedida, o ex-governador falou dos avanços obtidos pela sua cuurta gestão. "Estou deixando 181 escolas inauguradas, em pouco mais de dois anos de gestão, enquanto a então governadora só coneguiu inaugurar três, ao longo de oito anos de governo", disse.

Na área da saúde, citou que prometeu construir quatro 'Socorrões' no interior do Estado, para diminuir a procissão de ambulâncias para a capital. "Inauguramos o socorrão de Presidente Dutra e estamos deixando recursos para mais dois deles: o de Imperatriz, cujo recurso já está na conta da prefeitura; e o de Pinheiro, cuja ordem de depósito na conta da prefeitura foi encaminhada ontem ao Banco do Brasil", afirmou o ex-governador.

Jackson disse, ainda, que o acordo das elites políticas do pais, interrompeu a trajetória de um governo democrático, que conseguiu implantar um novo modelo de gestão, descentralizando as suas ações, chamando a sociedade para discutir as prioridades em fóruns regionais. "Passamos boa parte do tempo colhendo pedras que a elite dominante vinha colocando em nosso caminho. Mesmo assim, consguimos avançar. Este é o momento de unirmos forças, de sermos mais irmãos, de nos amarmos mais, e seguirmos na trincheira de luta para construção do processo democrático", disse, acreditando que os aliados estarão dispostos a seguir adiante nessa luta.

O ex-governador fez questão de agradecer ao apoio recebido do MST e de outros movimentos sociais que ajudaram a fortalecer a resistência, denominada de 'balaiada", que, ao contrário do que muitos pensavam, chega ao fim sem nenhum derramento de sangue.

Depois de passar às mãos do presidente do TJ, desembargador Raimundo Cutrim, um documento comprobatório das condições em que estava deixando o palácio dos leões, o ex-governador decretou o fim do 'aquartelamento'. Neste momento, Jackson deixa o palácio com destino à sua residência, em carreata, acompanhado pelos 'ex-balaios'.

Minha análise (postado às 12:07)

Mesmo falando em continuar a luta nos tribunais, Lago sabe que a decisão do TSE é irreversível. Roseana é a governadora até 2010. Se quiser, tem condições de se reeleger. Se não, concorre a uma nova vaga no Senado e libera o posto para o ministro Lobão, candidato da preferência de Sarney ao governo.

A luta da oposição a Sarney sofreu um duro revés, com consequências drásticas para o pleito do próximo ano. Somente os 'balaios' que conseguiram acumular muito dinheiro terão condições de se eleger a alguma coisa. Outros, por questão de sobrevivência política, já devem estar acertando com a base da governadora na Assembléia.

Somente agora, depois do caldo derramado, o governador vem dizer que 'precisamos nos unir, nos amar mais'. O tempo de amar os ex-companheiros de luta já passou. Não amou quando estava no poder, agora pra quê amor? Por conta da ingratidão do governo, a oposição perdeu muitos aliados, inconformados com o tratamento recebido dos empavonados encastelados no poder. A oposição a Sarney, por sua vez, perdeu seu foco e o discurso. O 'anti-sarneisimo' já não colará mais. Essa oposição, que passou tanto tempo culpando Sarney por todas as mazelas, teve a oportunidade de fazer diferente. O que se viu? O descontrole da coisa pública, com auxiliares preocupados em aumentar o seu patrimônio. Quem terá coragem de criticar possíveis atos de corrupção de quem quer que seja, a partir deste momento?

Volto a repetir: o erro de Jackson foi não governar. Foi se deixar governar por Aziz Santos e outros. Deu as costas à muitos aliados, que trilharam caminhos com ele nos momentos mais difíceis da luta para chegar ao poder. Foi, no mínimo, ingrato. Assim como foi ingrato com os professores, policiais e demais servidores públicos. Perdeu o apoio de categorias que tiveram participação direta na eleição dele.

Dificilmente, a partir deste momento, a oposição a Sarney conseguirá mobilizar a sociedade para combater o que se denomina de 'oligarquia'. Roseana volta para tentar reconquistar o tempo e o espaço perdidos. Para isso, conta com auxiliares que vão trabalhar dia e noite para reverter a situação e melhorar a imagem do seu grupo junto à sociedade. Á oposição, resta juntar os cacos e tentar sobreviver em 2010.

Os aliados de Jackson apostam na fidelidade de muitos prefeitos para conseguirem êxito em 2010. No entanto, a maioria, com o pires na mão, já deve estar procurando agendar conversas com a governadora. Essa base vai se evaporar logo, logo.

A cassação do governador feriu de morte, ainda, o projeto político de José Reinaldo. Sem lastro financeiro para campanha, o ex-governador encontrará muitas dificuldades para ser eleito senador. Talvez até desista em favor de Lago, devendo concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.

De todo modo, o cenário é sombrio para a oposição a Sarney. Roseana está com a faca e o queijo na mão. Quem quer participar do banquete?




11 comentários:

  1. Coerente e sensato. Agora você disse tudo!

    ResponderExcluir
  2. Insisto na opinião que esse é o triste retrato de como o Jackson Lago foi muito, mas muito mal assessorado do começo ao fim do seu governo que findou de forma melancólica. Lamentável sob todos os aspectos! Abandonou e desprestigiou os verdadeiros amigos e velhos aliados em detrimento aos oportunistas que foram realmente os maiores beneficiados do seu governo. E agora, onde estão esses que tão bem usufruiram e se locupletaram durante o curto período do governo Jackson??? Com certeza pregando adesivos da "guerreira" em seus carros e acenando as bandeiras do novo governo. Mas é bom lembrar que OPORTUNISMO BARATO ÀS VEZES CUSTA CARO!Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ESSA SUA ANÁLISE NÃO REFLETE A OPINIÃO DA MAIORIA DO POVO MARANHENSE. MESMO PORQUE O SENHOR FALOU MUITO E NÃO DEU PARA ASSIMILAR NADA, POIS NÃO DEU NOME AOS BOIS. FALOU DE GENTE QUE SE BENFICIOU DO GOVERNO JACKSON E NÃO CITOU NINGUÉM. A POPULAÇÃO NÃO SABE DE NADA DISSO, O QUE SABEMOS É QUE O DR. JACKSON TEVE CORAGEM DE FAZER O QUE O SARNEYZISMO NÃO FEZ EM 40 ANOS DE PÍFIO GOVERNO LEVANDO O MARANHÃO A INDICADORES DE PAÍSES ABAIXO DA LINHA DA POBRESA COMO ÁFRICA E ÍNDIA. ENTÃO, NÃO VENHA DIZER QUE O DR. JACKSON FOI ISSO OU AQUILO OUTRO, PORQUE A VERDADE É QUE O POVO ESTÁ COM ELE E ISSO É O QUE IMPORTA.

    POXA QUE COISA:
    ROSEANA: 3 ESCOLAS EM OITO, OITO ANOS - RIDÍCULO.

    JACKSON: 181, 181 ESCOLAS EM APENAS 2 ANOS.

    QUE DIFERENÇA EIN!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Então eleitor e o leitor fica assim!

    De um lado Tio Rei e seus aliados, recebendo e fazendo de tudo, para manter o Zé, longe da linha de fogo.

    Já do outro lado o Tamborim e seus aliados, fazendo o mesmo para equilibrar este jogo,tentando tirar 'ZAPATA' da linha de fogo.

    No meio ficam os eleitores e o leitores,assistindo todo tipo de mentira?

    Quem são os bobos deste jogo!

    È isto que virou á imprensa tupiniquim!

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras Gilberto, você falou tudo.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com suas palavras gilberto!
    A culpa de Jackson foi deixar os outros governarem,mas a intenção dele em relação ao desenvolvimento do Maranhão era boa!
    Nos sentimos impotentes e derrotados,pois a familia sarney ninguém merece!Mas,ficamos aqui de mãos atadas sem poder fazer nada,nem ao menos jogar uma lata de tinta na foto dela dos out doors espalhados pela cidade!Pior,ter tirado um mini door,do retorno do olho dágua ,com as fotos da ampliação da avenida litoranea e outros,e colocar a foto dela dizendo"A JUSTIÇA FOI FEITA";Que justiça???Eles nunca jogaram sujo,nunca agiram na ilegalidae, e isso que fizeram lá por Brasília foi o que??
    Faça-me o favor dona Roseana,com essa cara de santa???
    No mínimo era p ter novas eleições!!

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Voce foi excepcional com sua análise .Este texto é pra ser lido por toda cúpula de JAckson pra eles não repetirem os mesmos erros.
    Li esse texto no blog do D'eça e elogiei vc lá tmb.Mais uma vez meus parabéns,acreditei no jackson tbm e fui traído,mas a luta continua.o maranhão precisa de pessoas como vc.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Gilberto

    Aziz e Aderson, dois abutres sarmentos, mas jackson os quis e os permitiu. o Maranhão se ferrou com esses vagabundos... agora tem q aturar Rosena!

    ResponderExcluir
  10. Meu caro amigo vejo que você excluiu meu comentário da semana passada, pois só falei a verdade, porque você não assume sua paixão por Sarney, seria melhor já que a filha é a atual governadora, talvez ela poderia conseguir um saco para você puxar o dia todo.
    OBS. Se for homem publique este comentário.

    Ribamar, estudante de Direito.

    ResponderExcluir
  11. Ao equivocado Ribamar,

    Vejo que você não acompanha a minha trajetória como formador de opinião. Sempre fui um dos mais contundentes críticos do grupo Sarney. Sempre defendi a bandeira dos 'oposicionistas'. Simplesmente cansei. Estou fora dessa luta. Tenho todo o direito de tomar o caminho que achar. Sigo de cabeça erguida.

    Gilberto Lima

    ResponderExcluir