Rádio Voz do Maranhão

sábado, 31 de dezembro de 2011

ANO NOVO NA SECURA: Adutora do Italuís rompe e deixa parte de São Luís sem água


A adutora de água do Italuís voltou a romper, por volta das 2h da madrugada deste sábado, no km 32 da BR-135, no Campo de Perizes.

A informação foi passada pelo diretor de operação e manutenção da Caema, Cristovam Dervalmar, que já mobilizou equipe para que a recuperação do trecho comprometido seja feita durante todo o dia de hoje. “Estou pessoalmente acompanhando todo o trabalho de recuperação. Acredito que até o final do dia todo o trabalho esteja concluído. O bombeamento de água do Italuís para a capital deve ser retomado no final do dia. No entanto, o abastecimento somente será normalizado em até 48 horas”, afirma Cristovam.
A área do Maranhão Novo ainda terá água até por volta das 11h da manhã deste sábado. As demais áreas abastecidas pelo Italuís já estão desabastecidas.

O rompimento da adutora foi devido ao comprometimento da tubulação, no trecho do Campo de Perizes. O alto nível de corrosão faz com que a adutora não suporte a pressão imposta pelo bombeamento de água. O governo aguarda a liberação de recursos para que seja iniciada a obra de troca da adutora ao longo dos 19 km do campo de perizes, onde os tubos ficam expostos, o que contribui para o aumento do desgaste pela corrosão por salitre.

Técnicos da Caema e de uma prestadora de serviços já estão no local para fazer a substituição da tubulação rompida. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo diretor de operação da Caema, Cristovam Dervalmar.

Áreas afetadas pelo desabastecimento

As áreas que ficarão sem abastecimento por até 72 horas são as seguintes: parte do Monte Castelo, Cohama, Vinhais, Cohafuma, Recanto Vinhais, Res. Vinhais, Bequimão, Vicente Fialho, Angelim, São Francisco, Renascença, parte da Cohab, Filipinho, Centro, Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro de Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Primavera, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém e Santo Antônio, Anjo da Guarda, Fumacê, Vila Mauro Fecury I e II, Vila São Luís, Vila Nova, Bomfim, Vila Ariri, Vila Sete de Setembro, São Raimundo, Vila Alto da Esperança, Gancharia, Vila Itaqui, Porto do Itaqui, Alto da Esperança, Ana Jansen e Ilha da Paz.

5 comentários:

  1. É assim inicia um novo ano em São Luís. Será que podemos comemorar 4oo anos, desta forma? Vamos governo, começar a trabalhar de forma preventiva e não corretiva, deste jeito não vamos sair do caús.

    ResponderExcluir
  2. hiramfreitas@hotmail.com2 de janeiro de 2012 às 10:17

    Gilberto,
    Aquela verba que a Roseana recebeu no seu primeiro Governo, em que a CAEMA era dominadas pelo baianos, vc lembra? A obra foi paralisada na época porque havia suspeita de desvio de dinheiro, e que iria fazer a obra das adutoras seria a OAS.

    O TCU paralisou as obras e como ficou essa verba perdeu?

    Bom o dinheiro desviado tenho certeza que foi bem aplicado, e nunca foi devolvido. Isso foi bem na época do escandalo da Lunus.

    Hiram Freitas

    ResponderExcluir
  3. DIZEM QUE A SITUAÇÃO FOI NORMALIZADA NOS BAIRROS, MAS NA VILA RIOD E JARDIM AMERICA CONTINUA SEM ÁGUA DESDE SÁBADO 31/12. POR FAVOR TOMEM PROVIDÊNCIAS URGENTEMENTE, POIS TEMOS CRIANÇAS EM CASA E ESTAMOS PENANDO SEM ÁGUA.G
    GOVERNADORA, EU VOTEI NA SRA., NÃO NOS DECEPCIONE.
    AGRADECE
    FERNANDO

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR, OLHEM PELA VILA RIOD E JARDIM AMERICA, POIS DESDE SÁBADO 31/12, AINDA NÃO CHEGOU ÁGUA EM NOSSAS TORNEIRAS, TEMOS CRIANÇAS EM CASA E ESTAMOS PENANDO MUITO SEM ÁGUA.
    GOVERNADORA, EU VOTEI NA SRA., NÃO NOS DECEPCIONE.

    ResponderExcluir