Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 31 de março de 2011

MAIS UMA DA OPERAÇÃO “ASFALTO SONRISAL”: Inaugurada há 10 dias, Av. Bernardo Coêlho de Almeida está se desmanchando

Não adianta o secretário de obras da Prefeitura, Marco Aurélio, ficar indignado com os relatos diários do descaso com as obras de asfaltamento na cidade. Prevalece a máxima de que contra fatos não há argumentos.

Um exemplo desse descaso está na nova Av. Conselheiro Bernardo Coêlho de Almeida, na região do Turu, entregue à população da região do Turu no último dia 19, juntamente com a Av. Nossa Senhora da Vitória, principal via de acesso ao Parque Vitória. As fotos mostram que um grande trecho da avenida está tomado por buracos, o que mostra que houve falhas no preparo da base para receber o pavimento asfáltico. Isso, sem se falar na péssima qualidade do asfalto que está sendo utilizado nessas obras de asfaltamento e de tapa buracos na cidade.

Recebi informações que uma equipe da SEMOSP está, desde ontem, quarta-feira, realizando operações de conserto desse trecho comprometido.

As duas avenidas foram inauguradas com uma grande festa, promovida pela Prefeitura. Confira parte do release que foi distribuído à imprensa, depois da inauguração.

“Em meio a uma multidão e em clima de muita festa que contou com diversas atrações culturais, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, na tarde de sábado (19), as obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura executadas em vias de acesso ao Parque Vitória. As avenidas foram entregues completamente pavimentadas, sinalizadas, iluminadas e agora em condições de trafegabilidade ao longo dos seus 4.500 metros de extensão.



Além de recuperar, totalmente, a Avenida Nossa Senhora da Vitória, principal via de entrada ao bairro, a Prefeitura também construiu uma nova via – a Avenida Conselheiro Bernardo Coelho de Almeida -, que agora serve de acesso também ao Turu e ao Olho d´Água, desafogando o trânsito pela Avenida São Luís Rei de França.



As duas vias entregues à população totalizam 3,8 quilômetros de drenagem profunda (bueiros) e 8,5 quilômetros de meio-fio e sarjeta. Elas contam com sinalização vertical e horizontal e pavimento novo todo em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de iluminação moderna e eficiente. O sistema de drenagem implantado consistiu na instalação de tubos de concreto de diâmetro de 1m, 0,80m, 0,60m.


Diante dessas imagens, postadas no blog, o que devemos dizer sobre essas obras de asfaltamento que se desmancham em pouco tempo? Certamente que não estão havendo uma fiscalização eficaz.

Volto a afirmar: se a Câmara de Vereadores tivesse autonomia, independência, instalaria uma comissão para investigar esse “esquema” de obras mal feitas na cidade. Afinal de contas, é o erário público que está sendo jogado fora.

quarta-feira, 30 de março de 2011

OPERAÇÃO “ASFALTO SONRISAL”: Secretário de obras do município revela perda de 45 toneladas de massa asfáltica

Um dos destaques do programa “Comando da Noite”, apresentado por mim na Rádio Capital AM, na noite de terça-feira(29), foi a declaração do Secretário da SEMOSP, Marco Aurélio, admitindo que houve perda de 45 toneladas de massa asfáltica utilizada em operações tapa buracos em avenidas e ruas da cidade.

O quem disse o secretário? “Você sabe que eu venho tentando resolver os problemas. No domingo, por exemplo, por volta das 7:30h, nossas equipes estavam realizando uma operação tapa buraco. Às 10:00h começou a chover e nós perdemos 45 toneladas de asfalto”, disse Marco Aurélio.

A declaração foi dada em entrevista ao programa “Tribuna da Capital”, apresentado pelo radialista Renato Sousa, também na Capital AM, na manhã de terça-feira(29).
Morador do Jardim São Cristóvão mostra brita acumulada na Av. 2,poucos dias depois de uma operação tapa buraco
Depois de reproduzir essa declaração no “Comando da Noite”, ouvintes manifestaram-se indignados com a falta de responsabilidade da Semosp nessas operações tapa buracos. Será que a Secretaria não acompanha a previsão do tempo, antes de definir a realização dessas operações? Foi esse o principal questionamento de alguns ouvintes. Afinal de contas, numa cidade onde a buraqueira se espalha por todos os bairros, a Prefeitura não pode se dar ao luxo de desperdiçar 45 toneladas de asfalto. É o dinheiro público que vai para o ralo.
Detalhes da brita acumulada em buracos na Av.2, no cruzamento com a 31 de dezembro, no Jardim São Cristóvão
Há algum tempo, a Prefeitura era dona de uma usina de asfalto, localizada na região da Vila Itamar. Hoje, depois de privatizada a tal usina, o município passou a ser o principal comprador do produto. Seria necessária uma investigação de como se deu essa ´privatização´ da usina.

A declaração do secretário também teve ampla repercussão no programa apresentado na manhã desta quarta-feira pelo radialista Ivison Lima e pelo jornalista José Machado, na manhã desta quarta-feira. Diversos ouvintes voltaram a protestar contra esse desperdício de dinheiro público.
Detalhes da buraqueira na Av. 2, cruzamento com a Cônego Ribamar Carvalho, no Jardim São Cristóvao, onde a brita ficou acumulada poucos dias depois de uma operação tapa-buraco
Aproveito para cobrar explicações do Secretário quanto ao gasto de R$ 23 milhões com operações de recapeamento asfáltico, de setembro a dezembro de 2009, quando o prefeito decretara estado de emergência em São Luís. O montante foi pago à empresa PAVETEC que, segundo Marco Aurélio, tem contrato de 18 meses com a prefeitura para obras de recapeamento asfáltico. Como se torra R$ 23 milhões em quatro meses, e depois de 1 ano e 3 meses a cidade está completamente esburacada?
Mais detalhes da buraqueira na Av. 2, no Jardim São Cristóvão
Como explicar que, poucos dias depois de aplicado, o "asfalto sonrisal" se desmancha, voltando a buraqueira e ficando somente a brita no local da operação?

Com certeza, o Secretário de obras da Prefeitura ainda tem muitas explicações a dar à população de São Luís.

terça-feira, 29 de março de 2011

JOSÉ ALENCAR: O FIM DA VIA CRUCIS DE UM GUERREIRO

Em 08 de julho de 2009, quando o então vice-presidente José Alencar, enfrentava bravamente o câncer no intestino, destaquei, aqui no blog, o exemplo que ele dava a todos nós. Hoje, com sua morte, em vez de reproduzir as informações que estão em toda a mídia, prefiro destacar o que escrevi sobre a via crucis desse guerreiro.

O CALVÁRIO DO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR: UMA LIÇÃO DE CORAGEM
Em meio a tanta turbulência política, uma pausa para falar de dor, sofrimento, calvário, e acima, de tudo de determinação e coragem. Somos sabedores que temos, ao longo da vida, que carregar nossas cruzes e seguir por vias dolorosas. Por fraqueza, muitos terminam ficando pelo caminho, abandonando suas lutas, seus ideais. Não aguentam o peso da cruz. O certo é que cada um tem sua via crucis, em algum momento da vida. Uma, em particular, tem me chamado a atenção nos últimos dias: a do vice-presidente José Alencar.

É admirável a forma como ele encara um câncer que o consome a cada instante. Corrói o corpo, não seu espírito de um homem vencedor e sempre esbanjando otimismo. É uma lição de como enfrentar os problemas de frente, mesmo sabendo – no caso dele – que o desfecho já está traçado: a morte. Seu constante bom humor o prepara para recebê-la de braços abertos.

Alencar, de 77 anos, trava uma luta pessoal contra o câncer no intestino há 10 anos. O estágio é avançado e não pode mais ser submetido a intervenções cirúrgicas. Já teve a doença na próstata e depois no abdômen. A doença, acredita-se, está em metástase, evoluindo para outros órgãos. É muito sofrimento, enfrentado de cabeça erguida. Com certeza, é, antes de tudo, um forte, como diria Euclides da Cunha.

Temos que agradecer a José Alencar por estar nos oportunizando presenciar a bravura de um homem determinado, corajoso, que não se abate diante de um inimigo temido por todos, pelo fato de, em muitos casos, não permitir cura. Como homem público, mostrou que é possível passar pela política e não se deixar enlamear nas pocilgas em que se encontram muitos de nossos representantes. Fica, portanto, o legado de um bravo.

Uma biografia de vencedor

José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931, no lugarejo de Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata mineira, filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva.

Aos 14 anos de idade, deixou a casa paterna para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Ganhava 600 cruzeiros por mês. Pouco tempo depois, tendo recebido proposta mais vantajosa, transferiu-se para Caratinga, onde continuou a trabalhar de balconista. Aos 18 anos, emancipado pelo pai, estabeleceu-se como comerciante, com a lojinha "A Queimadeira", cujo nome foi sugerido por um viajante português, o senhor Lopes, sob o curioso argumento de que "se fosse um bar, seria Bar Cristal; mas não é um bar, então é "A Queimadeira", porque vai vender barato..." Ali se vendia de tudo um pouco: tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas, armarinho, etc. Depois de "A Queimadeira", o hoje Vice-Presidente da República foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos, e industrial do ramo de confecções.

Em 1967, em parceria com o empresário e Deputado Luiz de Paula Ferreira, da área de beneficiamento de algodão, fundou em Montes Claros a Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do país.A Coteminas tem hoje 11 unidades industriais em quatro estados brasileiros – Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina – e uma na Argentina. As 12 fábricas produzem e distribuem fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis, vendidos no mercado interno, nos Estados Unidos, Europa e países do Mercosul.Na condição de empresário, José Alencar Gomes da Silva dedicou-se também às entidades de classe empresarial, tendo sido Presidente da Associação Comercial de Ubá, Diretor da Associação Comercial de Minas, Presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Reafirmando a vocação de servir – fio condutor de sua vida de empresário e cidadão – colocou a sua experiência administrativa a serviço de Minas e do Brasil, candidatando-se ao Palácio da Liberdade, em 1994, inovando a campanha eleitoral com uma postura de elevado sentido ético e de pregação cívica. Em 1998, colocou seu nome novamente como candidato ao Senado Federal, elegendo-se Senador por Minas Gerais com consagradora votação: quase três milhões de votos. Finalmente, em 2002, compôs a chapa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, elegendo-se Vice-Presidente da República para o período 2003/2006. Com a reeleição de Lula, continua vice-presidente.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MANHÃ DE CAOS NA AV. CASEMIRO JÚNIOR, NO ANIL: Caminhão cai em vala e derruba poste da rede de alta tensão

A manhã desta segunda-feira, com chuva forte na capital, foi de caos na Avenida Casemiro Júnior. O motorista de um caminhão de empresa de limpeza caiu numa vala, na lateral do muro do Lítero, derrubando um poste da rede de alta tensão da Cemar. 
No momento do acidente, o motorista tentou seguir pelas proximidades do meio fio, mas não tinha conhecimento da vala que serve para escoamento de água pluvial para a galeria que passa por dentro do Lítero.


A fiação caiu sobre um ônibus da linha IPEM/Turu, provocando pânico e levando passageiros a saírem por uma das janelas da saída de emergência.
Com o acidente, que aconteceu por volta das 7h30min, o trânsito ficou completamente interdita. Agentes de trânsito transformaram a via oposta, sentido Elevado do Café/Anil, em mão dupla. O engarrafamento se estendeu até o retorno da Forquilha.
Quem tentou retornar pela Av. Santos Dumont, pela rua do antigo Jaguarema, também encontrou dificuldades. Um protesto de moradores do Pirapora terminou interditando a Rua São Carmelo, principal ligação da Santos Dumont com a Av. dos Franceses, uma espécie de rota de fuga para quem quer fugir dos constantes engarrafamentos no Anil.
Estive no local e registrei o drama de quem esperou mais de três horas para vencer esse engarrafamento no Anil.

domingo, 27 de março de 2011

O CAOS EM SÃO LUÍS: Existem crateras até na rua da PAVETEC, empresa que tapa buracos. Veja o descaso em outros pontos da cidade

A empresa PAVETEC, que monopoliza as obras de asfaltamento em São Luís, não consegue resolver um problema que está na sua porta: a buraqueira na Rua paulo VI, no São Cristóvão. Essa é uma importante via de acesso à região do Conjunto São Raimundo.

Na manhã de sábado, 26, atendi a pedidos de ouvintes do programa “Comando da Noite”, e fui flagrar as dificuldades encontradas por motoristas, ciclistas e pedestres que passam diariamente pelo local. Enormes poças d´agua se formam nas crateras. Motoristas chegam a usar o acostamento para conseguir desviar da buraqueira.


A PAVETEC foi criada em abril de 2006 e, na administração Castelo, assumiu o monopólio das obras de asfaltamento da cidade.


Só em 4 meses de 2009, quando Castelo decretou emergência por conta da precariedade na infraestrutura de diversos bairros, a PAVETEC abocanhou mais de R$ 23 milhões (sem licitação) para servços de recapeamento asfáltico.

Os pagamento foram efetuados entres os dias 10 de setembro e 29 de dezembro de 2009. Nesse período, o governo Castelo realizou 13 pagamentos à PAVETEC (sem contar 4 estornos de estipêndios) relativos às 7 medições de obras realizadas pela SEMOSP. Confira a relação de pagamentos à empresa.
Pergunta-se: como a Prefeitura explica essa buraqueira em todos os bairros da cidade, depois de torrar R$ 23 milhões em obras de recapeamento de emergência?

CRATERA ESTÁ “ENGOLINDO” CASAS NA AV. OESTE EXTERNA NA CIDADE OPERÁRIA

Na manhã de sábado, 26, aproveitei para checar a situação de uma cratera que interditou a Av. Oeste Externa, no Conjunto Cidade Operária. Moradores relatam que a avenida está interditada há quase dois anos, sem que a Prefeitura adote qualquer medida para resolver o problema.

Com as fortes chuvas, a cratera aumenta a cada dia. Diversas casas já foram interditadas pela Defesa Civil. Partes de várias residência foram engolidas pela cratera.
“Estamos indignados com a falta de respeito por parte da Prefeitura. Isso causa um problema enorme para todos nós. As crianças e adolescentes para chegarem à escola, na Cidade Operária, têm que dar a volta por outra rua, onde assaltos acontecem diariamente. Estamos pensando em mobilizar os moradores para um protesto em frente à SEMOSP. Com isso, o Prefeito deve adotar alguma medida para fechar essa cratera”, diz Antônio, um dos moradores nas proximidades do abismo.



Segundo moradores, a cratera se formou por falta de manutenção na rede de galeria, que serve para escoamento de água pluvial da área da Cidade Operária para a reserva do Ibama.

As duas galerias entupiram e não houve trabalho de desobstrução. A cratera tem aproximadamente 2,5 metros de profundidade e 6 metros de largura.


RUA 31 DE DEZEMBRO, NA FORQUILHA, PODE SER CORTADA POR CRATERA

Ainda na manhã de sábado, passei pela Rua 31 de dezembro, na Forquilha, onde outra cratera ameaça cortar a via. O trânsito de veículo está prejudicado, porque não tem mais condiçoes de tráfego simultâneo, em sentido contrário.

A rua 31 de dezembro é importante via de ligação entre o Parque Sabiá/São Bernardo com o bairro da Forquilha. A cratera se formou à margem do “rio” Paciência, transformado em córrego de esgoto a céu aberto. Se nada for feito, além de interditar o trânsito, a cretera afetará a estrutura de algumas residências.


NO JARDIM SÃO CRISTÓVÃO, A AVENIDA 2 É A IMAGEM DO DESCASO

Aproveitei também para registrar o drama de motoristas que trafegam pela Avenida 2, no Jardim São Cristóvão. A via é um dos principais acessos de ônibus ao Terminal de Integração do São Cristóvão.

A buraqueira já interditou um trecho de aproximadamente 200 metros da via, obrigando veículos a trafegarem pela contra mão.

Algumas operações tapa buracos chegara a ser realizadas, mas, em poucos dias, o asfalto se desmancha, ficando só um grande volume de brita no local.
Além da avenida 2, as ruas 31 de dezembro, Haroldo Paiva e Nova Betel, no Jardim São Cristóvão I, têm trechos praticamente interditados pela buraqueira. O que mais deixa os moradores dessas regiões, é a falta de sensibilidade por parte da Prefeitura. O descaso já tem mais de um ano.

Seria necessário que o Ministério Publico iniciasse investigação sobre como está sendo gasto o dinheiro destinado às obras de infraestrutura e, principalmente, as relações da Prefeitura com a empresa PAVETEC.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ator faz piada sobre o Piauí e tem peça cancelada

Gustavo Abreu, iG São Paulo

"É o pior dia da minha vida", disse Marauê Carneiro aos colegas de elenco, enquanto os abraçava e se despedia da turma.


O ator antecipou seu retorno a São Paulo nesta sexta-feira (25) após o cancelamento da peça "Fica Frio", que também conta com Kayky Brito no elenco, pela Assembleia Legislativa do Piauí. O restante dos atores deixará a cidade ainda nesta sexta-feira (25).

Na quinta-feira (24), Marauê publicou em seu mural do Facebook a frase: “Estamos em Teresina do Piauí, se é q o mundo tem c..., o c... do mundo é aqui". O comentário se espalhou pela internet e causou descontentamento entre os piauienses.
O episódio rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter: "Fora, Marauê", dizem muitos internautas. O resultado disso foi o cancelamento da apresentação pelo deputado estadual Fábio Novo, do PT.


Frase polêmica de Marauê publicada em seu Facebook


"Foi uma infelicidade muito grande, não tem mais como pedir desculpas", contou ao iG Gente por telefone Germano Pereira, que interpretava Adamo em "Passione" e também está na peça. Segundo o ator, Marauê e todo elenco participaram de uma coletiva com a imprensa local no início da tarde, pedindo desculpas pelo ocorrido.

Germano acrescenta que a decisão de cancelar a apresentação foi equivocada. "Seria correto deixar o espetáculo acontecer. O público deveria decidir se iria assistir ou não", finalizou.


O diretor de teatro piauiense, Arimatan Martins, do Grupo Harém, critica a decisão da Assembléia: "Eles erraram tanto quanto o Marauê", disse ele. "O público quer assistir à peça. O cancelamento foi uma censura e é ruim para a cultura local", completou.


A frase de Marauê era uma brincadeira com um famoso verso do humorista Juca Chaves que diz: "Teresina, Teresina, capital do Piauí. Se o mundo tem um c..., o c... do mundo é aqui.". Depois da confusão, Marauê apagou o comentário de seu perfil no Facebook.


As apresentações da peça aconteceriam nesta sexta e sábado, 25 e 26, no Cine Teatro da Assembleia. "Chegamos na cidade na terça-feira e já vivemos coisas maravilhosas aqui. O povo é muito carinhoso e estávamos ansiosos para subir ao palco", lamentou Germano.

quinta-feira, 24 de março de 2011

FILHO DE JACKSON LAGO RESPONSABILIZA JOSÉ REINALDO E FLÁVIO DINO PELA VITÓRIA DE ROSEANA. SOBROU ATÉ PARA O JORNAL PEQUENO

O médico Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago, ao comemorar a decisão do STF de não aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa para os eleitos em 2010, culpa o ex-governador José Reinaldo Tavares e o advogado Flávio Dino pela derrocada da candidatura de Jackson Lago.

No texto, publicado na íntegra do Blog do Robert Lobato (Aqui), Igor deixa claro seu descontentamento com o comportamento dos dois oposicionistas que, ao longo da campanha, teriam difundido a idéia de que a candidatura de Jackson era inviável, pois, caso ele ganhasse, correria o risco de ter o mandato cassado por conta da aplicação da Lei da Ficha Limpa.
 
O que disse Igor Lago sobre José Reinaldo e Flávio Dino?

"Lembro do oportunismo de algumas figuras que usaram e abusaram desse imbróglio como mote principal de suas campanhas. Lembram dos senhores Zé Reinaldo e Flávio Dino? O que eles diziam nas suas reuniões pelo estado? Que o Jackson não pode ser candidato! O voto no Jackson não vale! O Jackson foi cassado e é ficha suja!

Mero oportunismo de figuras gatunas loucas e sedentas pelo poder. A primeira acabou e, a segunda, desfila como uma espécie de Rei Luis XIV da França na oposição (?), o inesquecível Rei Sol? De novo, só a idade, pois a forma como tentou entrar na política em anos anteriores e, como finalmente entrou em 2006, usando de sua toga de juiz e as mesas do Palácio dos Leões, após ter caído nas graças do governador de então – o senhor Zé Reinaldo-, tornou-se um deputado federal eleito ao estilo dos piores representantes da oligarquia maranhense.

Destacou-se no Congresso como representante das corporações jurídicas, mas não me lembro de nenhum discurso do senhor Flávio Dino denunciando as mazelas da oligarquia, assim como não li nenhum de seus prolixos artigos de quarta-feira no Jornal Pequeno (que se transformou num panfleto do senhor Tavares) tratando a respeito da cassação do governador perseguido pela Oligarquia que lhe apoiou nas eleições de 2008 em tudo e de todas as formas.


Pois aí está, senhores, o resultado final de seu oportunismo! Uma vitória da Oligarquia no primeiro turno que voçes ficam alegando somente às costumeiras fraudes; mas, eu acrescento que também foi resultado das manobras sujas e chulas usadas por voces durante a campanha eleitoral para atingir a candidatura Jackson Lago. Induziram o eleitor anti-sarney a votar no candidato Dino com as estórias já citadas e, com isso, também levaram muitos eleitores e líderes políticos a votar na candidata Roseana. Foi um resultado circunstancial! Acredito que a organicidade das oposições não está representada nesse resultado de 2010, pois o mesmo foi deturpado, violentamente, pelo imbróglio Ficha Limpa e a esperteza dos concorrentes.


Diante do posicionamento de Igor Lago, pergunta-se: Será que haverá clima para convivência de Zé Reinaldo e Flávio Dino na oposição ao grupo Sarney? Estaria o PDT mais distante dessa oposição a Sarney? Pergunto isso porque Igor Lago, na condição de filho do ex-governador, tem autoridade para falar em nome do PDT. Daí, conclui-se que o pensamento de Igor confunde-se com o que pensa o PDT.

Isso mostra que há uma grande ruptura no movimento político de oposição ao grupo Sarney no Maranhão.

terça-feira, 22 de março de 2011

NO PIAUÍ: OPERAÇÃO HIENA DA PF PRENDE ACUSADOS DE SONEGAÇÃO

ROMBO É DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO e envolve empresários; veja os nomes de quem já foi preso

do site 180 graus, de Teresina

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22/03) a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal deflagraram uma mega operação para prender uma quadrilha acusada de fraudes no chamado 'Leão'. A intenção é desarticular uma quadrilha especializada em cometer fraudes em declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física.



O nome da operação é 'Hiena' . Chama-se assim por ser este o único animal que tem coragem de atacar o leão, fazendo isso ainda de forma covarde, agindo em grupo. O 'Leão', neste caso, símbolo da Receita. São nove mandados de prisão, 12 de busca e apreensão para serem cumpridos no Piauí. Os mandados expedidos pelo juiz Marcio Braga Magalhão são de prisões temporárias, por cinco dias.

 
Esta parte da operação a operação é só em Teresina, mas o objetivo é investigar um golpe que estava redendo milhões para os envolvidos. A reportagem do 180graus esteve por toda manhã na sede da Polícia Federal, localizada na avenida Maranhão, zona Norte da capital, colhendo informações e acompanhando a chegada dos presos à sede da superintendência.

EMPRESÁRIOS PRESOS

Cinco pessoas já foram presas logo no início da manhã desta terça. Entre elas, alguns empresários. Um deles chama-se Helder Gonçalves e seria vendedor da feira de livros no Centro de Teresina. Ele foi preso junto com a sua mulher, que se chama Tatiana Lima. Os nomes dos outros presos, segundo conseguiu a reportagem do Maior Portal do Piauí através da advogada Simony de Carvalho: Neyanderson Nunes e Washington Batista. Esses são acusados de falsificação de uso de documentos falsos. Mais nomes de presos: José Helton Messias Júnior e Rodrigo Melo.

NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

Saiu uma nota informativa da PF: Confirma que a Operação Hiena foi deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministéro Público e a Receita Federal Cumpre realmente nove mandados de prisão e doze de busca e apreensão.As investigações tiveram início há cerca de um ano e desarticularam uma quadrilha acusada de fraude de declaração de imposto de renda. A fraude se dava após a obtenção de informações a cerca de dados do contribuinte de alta renda e especialmente servidores públicos, cujos valores eram aduletaarados através de declaração fraudulenta. Participaram 60 agentes e oito auditores da Receita.

DELEGADO DA RECEITA FEDERAL FALA

Ao chegar à sede da Polícia Federal, delegado da Receita, João Batista Barros disse que essa 'Operação Hiena', da Polícia Federal, é apenas "o começo" pois mais gente pode ser presa. Ele informou que uma operação maior acontece nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. "Estamos trabalhando nos três estados com a Fontana di Trevi, que investiga um esquema bem maior. Novas prisões devem ocorrer, novas fraudes vão ser descobertas", informou. Na entrevista coletiva os agentes da PF e representantes da Receita fizeram uma revelação: essa operação Fontana di Trevi, que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão pode ter gerando um rombo à união de mais de R$ 13 milhões. Além disso pode envolver um total de 20 prefeituras, sendo duas do Piauí, sem denotar quais prefeituras seriam estas.

ENTREVISTA COLETIVA

Como já havia sido informado em nota, as investigações da Polícia Federal iniciaram ainda em 2010 quando algumas prisões em flagrante foram realizadas em Teresina. Nestas prisões foram verificadas a existência de contas abertas com documentos falsos usadas para sacar recursos oriundos da receita federal, verbas que vinham da restituição do imposto de renda. De acordo com o delegado José Olegário Nunes, no decorrer das investigações foram verificados basicamente dois modus operandi usado pela quadrilha.

Em um dos casos eles usavam documentos falsos de servidores públicos com altos salários (servidores do senado ou juízes federais, por exemplo) para pedir retificações de restituição da receita, em muitos casos conseguindo majorar estes valores e fazendo saques em transações de um a R$ 5 mil, usando às vezes laranjas para estes saques. Em outro caso eles se passavam por servidores públicos com imposto rendido na fonte, e assim falsificando o recebimento de salário. Nos dois casos a vítima sempre era a União. Em Teresina também está sendo investigado se há envolvimento de escritórios de contabilidade, mas até agora nada foi confirmado.

O primeiro saque deste tipo detectado pela polícia foi realizado no Maranhão, em um município próximo à Caxias. “A maioria dos presos são autônomos e viviam através dos ganhos das fraudes, mas se tivermos que usar uma definição para eles, podemos dizer que a profissão deles é o estelionato”, disse o delegado José Olegário. Ele acrescentou ainda que todos os mandados foram cumpridos e que muito material foi apreendido, inclusive cédulas de documentação em branco. Todos os integrantes da suposta quadrilha se conhece e segundo a polícia, fazem parte do mesmo grupo.

OPERAÇÃO FONTANA DI TREVI

Com investigações comandas pela delegacia da Receita Federal em sua 3º Região, a operação Fontana di Trevi investiga o envolvimento de prefeituras em esquema parecido de fraudes à receita. “Ainda em fevereiro verificamos alguma declarações com indícios de fraude direto na fonte e iniciamos uma investigação envolvendo os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Hoje sabemos que o golpe pode chegar a até R$ 13 milhões e a maioria destas fraudes ocorre através de prefeituras. É o dinheiro que deveria ser usado em obras e melhorias à cidade e que está sendo desviado. São cerca de 20 prefeituras nos três distritos, duas delas no Piauí”, disse o superintendente adjunto da Receita, Marcellos Alves.





segunda-feira, 21 de março de 2011

JARDIM SÃO CRISTÓVÃO II SOFRE COM O ABANDONO

Mais um retrato do descaso do poder público, pode ser visto no Jardim São Cristóvão II. Na manhã de sábado, aproveitei para ouvir alguns moradores do bairro sobre a situação em que se encontram.

Na Rua 42, encontrei os moradores Reinaldo Chaves e Cláudio Trindade, em meio a verdadeira crateras. Eles manifestaram indignação com a administração municipal.
“Já moro aqui há 17 anos e já não agüento mais esse descaso. A situação é pior no período chuvoso, pois a rua vira um verdadeiro rio. Não temos mais esperanças, pois políticos só aparecem aqui no período eleitoral. Estou colocando minha casa à venda. Não dá mais pra ficar nessa buraqueira”, desabafa Reinaldo.


Cláudio Trindade, que tem uma pequena empresa no ramo gesseiro, é outro que relata as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Com essas fortes chuvas, a Rua 42 vira um rio que invade até residências. A minha, por exemplo, já foi alagada na última grande chuva, causando transtornos à minha família. A cada nova chuva, ficamos apreensivos. Até quando vai durar esse descaso?”, questiona Cláudio.
Na Rua 43, encontrei o cinegrafista Laudir, também revoltado com o descaso por parte da Prefeitura de São Luís. Aproveitou para mostra a cratera aberta no início da rua, que quase impede a passagem de veículos. Ele afirma que os moradores já chegaram a fazer um mutirão para melhorar a situação, mas as fortes chuvas levaram todo o material.

Esse é mais um dos bairros da capital que vivem no mais completo abandono por parte do poder público municipal.

sexta-feira, 18 de março de 2011

NO YOUTUBE: JOÃO CASTELO DIZ QUE CRÍTICOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO SÃO “MALANDROS”

O Prefeito de São Luís João Castelo, bombardeado por críticas à sua administração, reagiu com agressividade, em entrevista concedida à Rádio Capital AM, por ocasião da entrega de ônibus às empresas do setor que atuam em São Luís.

O que disse Castelo? "Isso é coisa de invejoso. Fazem críticas porque a Prefeitura não não dá dinheiro para MALANDRO. Isso não vale Nada, é bobagem. É coisa de quem não tem o que fazer. Os cães ladram e a caravana passa!".

Foi esse o tom de arrogância do prefeito Castelo, perdendo uma grande oportunidade de ficar calado, pois contra fatos não há argumentos. Imediatamente, depois da veiculação dessa declaração no programa “Comando da Noite”, diversos ouvintes ligaram para tecer fortes críticas à declaração de Castelo. Enquanto isso, o caos continua em todas as ruas e avenidas da cidade.

Acabei de postar no Youtube um pequeno vídeo com a declaração de Castelo. Confira.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CENAS DE UMA CIDADE ABANDONADA

Av. Carlos Vasconcelos, no São Cristóvão, inaugurada em dezembro, já tem buracos

Inaugurada em 4 de dezembro de 2010, a Av. Carlos Vasconcelos, no São Cristórvão já tem buracos em vários pontos. A Carlos Vasconcelos é uma espécie de prolongamento da Avenida Lourenço Vieira da Silva, desde a rotatória do Mix Matheus (antigo Alfa) até a Avenida Santos Dumont, passando pela Avenida Projetada, no conjunto Alameda dos Sonhos. Moradores da área estão indignados com a qualidade do asfalto que foi utilizado na pavimentação.


Rua do Pirapora está tomada pela buraqueira

A Rua São Carmelo, no Pirapora, está tomada pela buraqueira. A ia foi transformada no principal escoadouro do tráfego da Av. Santos Dumont para a Av. dos Franceses, principalmente para motoristas que não querem enfrentar engarrafamentos da Av. Guajajaras e do Anil.


Com isso, a via estreita, que tem mão dupla, apresenta congestionamentos enormes, como mostram as fotos abaixo. Comerciantes e moradores da área estão indignados com a falta de ação por parte da prefeitura.


Jumentos e carroças tomam conta do canteiro central da Av. Camboa

Quem trafega diariamente pela Av. Camboa, na Liberdade, depara-se com uma cena de cidade do interior: carroças e jumentos, utilizados para pequenos fretes, usam o canteiro central como ‘estacionamento’ permanente. O acúmulo de fezes e urina dos animais produz um odor insuportável. O problema já existe há bastante tempo, mas a Prefeitura não mostra competência para resolvê-lo.


Segundo moradores e comerciantes da área, incomodados com esse problema, a Prefeitura poderia deslocar os profissionais que dependem dessa atividade para a área localizada abaixo da ponte Bandeira Tribuzzi. Até quando a SEMTHURB vai assistir a tudo isso?

Comerciantes do centro já estão recorrendo a grades para se livrar de assaltantes

A cena que retrato aqui, antes só era vista em bairro da periferia da capital, onde comerciantes recorrem a grades para impedir o acesso de assaltantes. Agora a ‘moda’ já chegou a comércio do centro da cidade. Nas proximidades do antigo colégio Marista, em pleno centro da capital, encontramos uma livraria que está cercada por grades. 
A proprietária afirma que essa foi ma única maneira que Lea encontrou para ficar livre dos constantes assaltos. “Essa foi a única alternativa. Os assaltos acontecem nessa área a qualquer hora do dia. A polícia só aparece depois que o fato está consumado”, desabafa a comerciante. Com a palavra, a polícia!

Falta de proteção em ponte na Av. Lourenço Vieira da Silva

O blog também flagrou outro descaso que põe em risco a vida, principalmente de pedestres, na Av. Lourenço Vieira da Silva. É a falta de proteção lateral na ponte sobre o ‘rio’ paciência, nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão. Em dias de chuva forte a água chega a transbordar, aumentando o risco para quem transita pelo local. Confira fotos desse perigo iminente.