Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Empresários do transporte coletivo são os maiores interessados na greve dos rodoviários


O aumento de tarifa é o principal objetivo dos empresários

Gilberto Lima
Editor do blog

Ônibus no prego é uma constante nas ruas de S. Luís
A greve dos rodoviários, que se inicia logo mais à meia-noite, interessa, principalmente, aos empresários do transporte coletivo. Os trabalhadores decidiram pela paralisação por tempo indeterminado depois de duas tentativas de acordo para aumento salarial. Os empresários alegam que sem reajuste das tarifas não existe condições de conceder qualquer aumento. Portanto, a greve servirá de instrumento para que os empresários exijam aumento das tarifas. Tentam justificar afirmando que a tarifa média de R$ 1,90 seria uma das mais baixas do país.

Temendo cair, ainda mais, em desgraça com a opinião pública, o prefeito João Castelo já disse que não concederá nenhum reajuste nas tarifas de transporte coletivo. Será que o prefeito tem força de peitar os empresários, que sempre demonstraram comandar todo o sistema, sem intervença da prefeitura? Uma mostra está na frota sucateada que continua circulando normalmente sem nenhuma fiscalização da SMTT. Em outras capitais, essas sucatas já estariam fora de circulação. Diariamente, deparamo-nos com esses ônibus velhos no prego, contribuindo para os constantes engarrafamentos no trânsito de São Luís.

Informações de pessoas com trânsito livre nos bastidores do sistema de transporte dão conta que, nos últimos dias, os empresários teriam determinado a redução de 30% da frota em circulação, contribuindo, ainda mais, para os transtornos aos usuários. Isso tudo acontece com a conivência da SMTT. Os empresários não aceitam ter os interesses contrariados.

Eles estariam chateados com a licitação das linhas de transporte coletivo que eliminará muitas empresas sem condições de continuar operando no sistema, além de poder quebrar monopólios, como o da Taguatur, na área Itaqui/Bacanga.

Além disso, os empresários são os maiores fornecedores de transporte para candidatos a prefeitos e a vereadores. A fatura é sempre cobrada depois, com o aumento de tarifas. E aí, Castelo, vai encarar os empresários?



Nenhum comentário:

Postar um comentário