Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Charge do dia: os besouros rola-bosta batem cabeça com a oligarquia


Sobre os rola-bosta

Os besouros rola-bosta são conhecidos popularmente por este nome pelo fato de que muitas espécies fazem pelotas de fezes e enterram no solo para serem usadas, mais tarde, na alimentação e/ou reprodução.  Dessa forma, atuam na reciclagem de nutrientes, na aeração do solo, como dispersores secundários de sementes e redutores de parasitas, presentes nas fezes dos mamíferos (principalmente ovos depositados por moscas, que apodrecem junto com as fezes quando enterrados). 

Os rola-bostas são detritívoros, ou seja, utilizam fezes, carcaças e frutos em decomposição como alimentos, como recursos alimentares e reprodutivos. Devido às suas adaptações alimentares, esses besouros fazem parte de um grupo importante de detritívoros nos ecossistemas, uma vez que utilizam o solo para armazenagem, abrigo e nidificação. A coloração verde brilhante de algumas espécies sugere uma otimização da comunicação visual entre eles, além de evitar a visualização dos predadores durante o voo.

Um comentário:

  1. No Bairo Areias em São Jose SCdepois q serta rua foi calssado com lajotas sobrio uma area de aproximadamento 0,70 centimetros emtre o meio fio e a calçadao proprietario teve o capricho de plantar grama emtes este vasio de calçada e mio fio, e os cachoras gostaran e fizian suas necesidadese fisiologicas na Grama,era imprecionante a ação dos besouros vira bosta de imediato enterava os dejetos da Cachorara ai mesmo, agora eta td concretado, infelismente

    ResponderExcluir