Rádio Voz do Maranhão

sábado, 5 de abril de 2014

José Wilker e a política: "Os políticos são uma fonte de temor. Essas pessoas representam o que há de pior no caráter nacional"

"Os políticos são uma fonte de temor. Essas pessoas representam o que há de pior no caráter nacional" (José Wilker)

do Blog do Ancelmo Goes/O Globo

No dia 17 de março passado, José Wilker participou da mesa da estreia do Ciclo Ditadura, realizado pela Casa do Saber O GLOBO. Participaram do debate sobre os 50 anos do golpe militar Zuenir Ventura e José Casado, com mediação de Luiz Antônio Ryff, diretor de conteúdo da casa. Em entrevista ao nosso blog, Wilker fez um desabafo, que revela sua desilusão com a política hoje.

Em resposta a Ryff, Wilker reconheceu que está em curso um processo de despolitização da classe artística no Brasil, em contraste com anos anteriores e até mesmo o período da arte engajada, durante a ditadura militar. No primeiro debate Ciclo da Ditadura, realizado ontem na Casa do Saber, na Lagoa, Wilker disse que a despolitização também é consequência das reformas realizadas pela ditadura e pelo governo de hoje.

-- A política partidária não favorece nem a cultura e nem a educação -- afirmou Wilker, criticando a divisão do Ministério da Educação e Cultura.

O ator criticou tamém aqueles que pensam que o acontece na política não lhes diz respeito. Ele contou que há cerca de dois anos um pequeno grupo de artistas começou a se reunir para discutir política e entender o que está acontecendo no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário