Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Descaso e desperdício de dinheiro público: Governo de Roseana Sarney não conclui obras na capital


Ginásio Costa Rodrigues: um monumento ao desperdício de dinheiro público. Desativado desde 2008


Um conjunto de obras do governo do Estado que poderiam melhorar a qualidade de vida na capital maranhense estão abandonadas. Além do transtorno por conta da não conclusão das intervenções, há muito desperdício de recursos públicos em função da aprovação permanente de aditivos financeiros para continuidade dos serviços.

Algumas das obras iniciadas pelo governo do Estado estão com atraso de até cinco anos. A seguir a lista de algumas das principais intervenções de infraestrutura iniciadas pelo governo do Estado que permanecem sem data para conclusão:

Ginásio Costa Rodrigues:

Localizado no Centro da Cidade, o Ginásio Costa Rodrigues foi fechado em 2008 para o que seria apenas uma reforma com duração de 90 dias, mas o espaço acabou sendo demolido e desde então a obra de reconstrução do ginásio esportivo mais popular da cidade jamais foi concluída.

Quem passa pelo local percebe que praticamente não há trabalhadores em atividade. O governo atual já adiou três vezes a entrega da obra.

Hospital Pam Diamante:

Fechado desde 2009 para reforma que deveria ser entregue em 150 dias, o Hospital Pam Diamante já recebeu vários aditivos financeiros, além do valor inicial previsto para a conclusão do empreendimento.

A justiça chegou a questionar a demora na conclusão dos serviços de reforma. Em fevereiro deste ano o Tribunal de Justiça do Maranhão requereu informações sobre os valores de aditivos e convênios destinados à reforma do hospital.

Já o Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Saúde, entrou com uma ação civil pública questionando a lentidão no andamento da reforma. O Hospital já consumiu o equivalente a R$ 33 milhões e ainda não há nova data prevista para reinauguração.

Avenida do Quarto Centenário:

Prevista para ser entregue durante o aniversário de 400 anos de São Luís em 2012, a obra de construção da Avenida Quarto

Centenário, não tem previsão de entrega até hoje. Em março, o então Secretário Estadual de Cidades, Hildo Rocha, informou que a obra seria entregue em no máximo quatro meses. Terminado o novo prazo para entrega, as obras continuam em andamento sem previsão de inauguração.

Via Expressa:

A Exemplo da Avenida do Quarto Centenário, a Via Expressa tinha previsão para entrega em setembro de 2012. Na época, o governo do Estado entregou pouco mais de 2 quilômetros, referentes à primeira etapa. A previsão é que a Via Expressa ajudasse a desafogar o trânsito intenso na Avenida Jerônimo de Albuquerque, com deslocamento de 30% do fluxo de veículos, mas o trecho que foi entregue permanece praticamente abandonado. Uma das pontes que interligam a Via chegou a desabar pouco depois de ser concluída. Não há previsão de entrega de segunda parte da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário