Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DE O GLOBO: Vídeo que circula na web mostra que Sarney teria votado em Aécio. Assessoria nega

Imagens da TV Amapá circulam na internet, mas equipe do senador diz que vídeo 'não é verdadeiro'

POR CHICO DE GOIS

BRASÍLIA - O senador José Sarney (PMDB-AP), sempre elogiado pela presidente Dilma Rousseff e por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, teria votado em Aécio Neves (PSDB) neste segundo turno, na disputa presidencial mais disputada da história. Imagens que seriam de uma reportagem da TV Amapá exibida no domingo à tarde que retratam o senador votando em Macapá, onde tem seu domicílio eleitoral, flagraram o momento em que Sarney digita suas escolhas na urna eletrônica.

Militantes amapaenses aproximaram a imagem e passaram a divulgá-la. Na hora do último voto, o presidencial, é possível ver que o senador teria apertado o número 45 - de Aécio. A assessoria de imprensa do senador, no entanto, afirmou que o vídeo não é verdadeiro.

As imagens foram exibidas por volta das 16h na TV Amapá, afiliada da Rede Globo, durante um intervalo comercial. É comum as emissoras de TV de todo o país registrarem o voto de celebridades ou políticos de expressão regional ou nacional, embora respeitem o sigilo constitucional do voto. Sarney aparece trajando um blazer claro, com os adesivos de Dilma e de Waldez Goes (PDT), seu candidato a governador que acabou vencendo o pleito no Amapá, derrotando Camilo Capiberibe (PSB), que concorria à reeleição.

A assessoria de imprensa de Sarney afirmou que o vídeo faz parte "do jogo sujo" da disputa política no Amapá.

— Não é verdadeiro — afirmou o assessor Vinícius Dória.

De acordo com ele, os fatos políticos e a defesa que Sarney faz do governo Dilma seriam provas de que ele não teria votado em Aécio. Dória lembrou que no Maranhão a petista obteve sua maior votação.

As imagens exibidas na TV geraram um debate nas redes sociais do Amapá, onde muitos eleitores condenaram a atitude de Sarney, que, publicamente, sempre defendeu os governos de Lula e de Dilma. Nesta quarta-feira, o senador publicou um artigo na Folha de S. Paulo, intitulado "O futuro presente", em que faz uma análise do resultado das eleições deste ano. Sarney defende a reforma política, assim como fez Dilma em seu pronunciamento depois de configurada sua vitória, no domingo.

"O sistema político terá que ser reformado ou recriado e será a tônica do novo mandato. A presidente Dilma terá que ter a coragem e enfrentar o problema. Não será fácil. Enfrentará resistências de aliados e contrários. Mas está preparada para isso. Basta ver a garra e a força com que lutou e atravessou períodos de extrema dificuldade. A sua eleição foi obra de Lula. Sua vitória, `droit de conquête` (direito de conquista, em francês)", escreveu ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário