Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Prefeito Edivaldo vistoria obras de drenagem no Santa Bárbara



O prefeito Edivaldo realizou vistoria técnica às obras de drenagem que estão sendo executadas na Rua Brasília, no bairro Santa Bárbara. Ao lado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, Edivaldo acompanhou o andamento dos trabalhos de uma das maiores obras estruturantes já realizadas em parceria com a iniciativa privada na região. Com 80% dos serviços concluídos, a obra vai solucionar definitivamente os problemas de alagamentos na principal via de acesso ao bairro, durante o período chuvoso.

“Esta é uma importante obra estruturante, realizada com muita qualidade e que vai sanar de vez um problema que já atormenta os moradores há mais de 50 anos. Além de melhorar a trafegabilidade, sabemos que obras de drenagem também refletem diretamente na saúde pública, na mobilidade urbana e na qualidade de vida das pessoas. Por isso, fazemos questão de acompanhar o andamento no local, conversar com os moradores e discutir com eles a solução para os principais problemas da cidade”, disse o prefeito Edivaldo.

O serviço consiste na construção de uma rede de drenagem profunda. Os dutos para escoamento da água estão sendo implantados em 400 metros de extensão ao longo do trecho mais crítico da Rua Brasília. Segundo o secretário Antônio Araújo, o projeto utiliza materiais modernos e eficazes, feitos em chapas de zinco tratadas com antiferrugem. A montagem por encaixe das peças facilita o trabalho e permite que os serviços sejam executados em um tempo mais rápido.

“Com o término das obras, a comunidade terá a garantia de que não sofrerá mais com os constantes alagamentos. Por várias vezes foram realizados aqui serviços de recapeamento asfáltico, mas que não davam certo porque era necessário fazer primeiro o trabalho de infraestrutura e drenagem dessa bacia. E o prefeito Edivaldo, em uma iniciativa conjunta com a comunidade, determinou que fosse elaborado um projeto de forma que apresentasse uma solução definitiva para o problema”, afirmou o secretário.

O sistema de drenagem vai orientar o fluxo de águas pluviais que, devido à geografia da região, escoavam do conjunto São Raimundo e acumulavam sobre a pista principal de acesso ao bairro Santa Bárbara. O sistema de drenagem consiste ainda na construção de uma galeria com 22 bocas de lobo e 11 poços de visita, que servem de acesso à rede canalizada.

Com a conclusão dos trabalhos, será resolvida uma das principais queixas dos moradores, o isolamento da área no período chuvoso e a dificuldade de acesso aos serviços públicos, como escolas e unidades de saúde. “No inverno é uma dificuldade principalmente para as crianças, que têm de tirar os sapatos para fazer a travessia até a escola, pois fica tudo alagado. Estamos muito satisfeitos com essa obra porque, enfim, chegará a solução para esse problema”, comentou a moradora Adenilde Pereira dos Santos, 33 anos.O morador Jonas Leitão, 49 anos, que vive na comunidade desde que nasceu, contou que também está feliz com a obra. “No período chuvoso ninguém consegue passar por aqui, o comércio fica comprometido e os ônibus são desviados para outra rota. É a primeira vez em quase 50 anos de vida que vejo uma obra desse porte sendo realizada no meu bairro”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário