Rádio Voz do Maranhão

sábado, 1 de novembro de 2014

Maurício de Sousa e Marina Colassanti são os destaques da FeliS neste sábado


A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), realizou nesta sexta-feira (31) a abertura da 8ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), a maior festa literária do Maranhão. Neste sábado (1º), o evento terá como convidados os escritores Maurício de Souza e Marina Colassanti, que ministrarão palestra, respectivamente, às 16h e às 19h30, no auditório Mundinha Araújo, na Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês. A FeliS integra a política cultural da gestão do prefeito Edivaldo de valorização da literatura maranhense e de incentivo à leitura.

O mais famoso e premiado autor brasileiro em quadrinhos, Maurício de Sousa terá como tema da palestra “O mundo mágico dos quadrinhos”. Criador da Turma da Mônica e de vários outros personagens, o escritor conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais. Entre os destaques está o Prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras alcançado em 1999 e o Troféu Yellow Kid, conhecido como o Oscar dos Quadrinhos Mundiais, na Itália em 1971.

Entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações de Maurício de Sousa chegam a cerca de 50 países. O autor já alcançou a marca de um bilhão de revistas publicadas. Os materiais produzidos incluem desde os quadrinhos aos livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.

Outra presença de grande relevância para o segundo dia da programação da 8ª FeliS é a escritora Marina Colassanti que discorrerá sobre o tema do evento: “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”. Marcada para às 19h30, a palestra também será ministrada no auditório Mundinha Araújo, no Convento das Mercês.

Escritora e jornalista ítalo-brasileira, Marina Colassanti estudou Belas Artes e trabalhou como jornalista e tradutora de importantes textos da literatura italiana. Como escritora, publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seu livro de contos “Uma ideia toda azul” recebeu o prêmio O Melhor para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2010, ela recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro “Passageira em trânsito”.

As atividades da oitava edição da FeliS serão realizadas na região do Desterro, com um total de nove núcleos com programações diversificadas como seminários, palestras, oficinas, entre outras atividades. O principal núcleo das atividades será o Convento das Mercês, onde além da comercialização de livros, serão realizados shows acústicos, bate-papos, lançamentos de livros, exibição de filmes infantis e outras ações.

A realização da 8ª Feira do Livro pela Prefeitura de São Luís tem como correalizador do evento o Serviço Social do Comércio (Sesc/MA); e apoio da Vale, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Fundação da Memória Republicana Brasileira e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

SEGURANÇA

A Prefeitura de São Luís reforçou a segurança nas imediações do bairro do Desterro, região onde será realizada a 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). Os membros da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) atuarão de forma parceira com a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), além de efetivo de segurança privada mobilizado para o evento.

Com esse objetivo, a Guarda Municipal em conjunto com policiais militares da Companhia de Policiamento de Turismo Independente (CPTur Ind) realizaram na quinta-feira (30) uma operação na região do Centro Histórico para coibir a ação de usuários de drogas em casarões abandonados. Entre os locais onde a operação foi realizada estão a Rua da Estrela, Rua da Palma, Portinho e a Praça Nauro Machado. Participaram da operação 30 guardas municipais e 14 policiais militares com o apoio de duas viaturas, duas motocicletas e um microônibus para deslocamento das equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário