Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Rádio Timbira e a rede de intrigas

do Blog do Jorge Vieira

Flávio Dino vai reestruturar sistema público de comunicação
Na entrevista concedida ao site Diário do Centro do Mundo, onde afirma a importância de reestruturar o sistema de comunicação pública, o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) não fala em nenhum momento em uso político da emissora publica de rádio do Estado.

Após a publicação desta entrevista, setores da imprensa alinhados ao grupo político derrotado na disputa pelo governo do Estado nas ultimas eleições, insistem em “inventar” declarações relacionadas a emissora e que teriam partido tanto de Flávio Dino, quanto de pessoas indicadas por ele para compor a equipe de governo.


Ao ser perguntado na referida entrevista sobre a questão midiática no estado, onde existe uma forte concentração de veículos de comunicação nas mãos de políticos. Flávio Dino afirmou textualmente: “É possível, a partir de uma emissora pública de rádio, melhorar as condições de pluralidade na circulação de ideias na sociedade”. 

Bastou essa observação, relacionada às funções de uma emissora publica de rádio, para a implantação de uma rede de intrigas, marcada por publicações de textos que estão longe de qualquer conteúdo jornalísticos e se assemelham mais a peças de ficção, surgidas em momentos de extremo devaneio.

A rede de intrigas criada em torno do assunto tão relevante impede a construção de um debate mais aprimorado sobre a importância de uma emissora pública de rádio principalmente em um contexto como o maranhense, onde os tentáculos do patrimonialismo estão encrustados inclusive na área da comunicação.

O caso “Rádio Timbira” sinaliza que a aposta na tática da desinformação e do chamado jornalismo de gabinete, no qual a regra é publicar primeiro e apurar depois, devem dar a tônica na linha editorial de setores da imprensa maranhense a partir de janeiro de 2015.

Tal situação indica que muitos profissionais de imprensa, acostumados a navegar na onda do patrimonialismo, ainda não caíram na real a respeito da nova perspectiva de configuração da politica de comunicação no Estado que a partir de janeiro de 2015 deverá ser pautada nos princípios constitucionais. 

E o que quer dizer politica de comunicação pautada em princípios constitucionais?
É simples assim: Neste contexto, a comunicação é compreendida como um direito de todos os cidadãos, a ser exercido dentro de um ambiente de pluralidade e da consolidação de diversos canais de participação popular.

Meu comentário

Não tenho dúvidas que a recuperação total da Rádio Timbira é uma das prioridades do governo Flávio Dino na área da comunicação, como tem enfatizado o futuro titular da Secom, jornalista Robson Paz. Será um marco na radiofonia do Maranhão. 

É salutar enfatizar que o que existe hoje é só o canal operado pela Secretaria de Comunicação.  A emissora deixou de existir como empresa pública a partir de outubro de1995, em um dos governos de Roseana Sarney. O objetivo dela era privatizar a rádio, mas foi impedida de vender o canal pelo Ministério das Comunicações. 


Confira o documento que comprova a extinção da Rádio Timbira como empresa de comunicação.



Leia mais sobre a Rádio Timbira




Nenhum comentário:

Postar um comentário