Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

No MA, pior escola do país tem livros empilhados no lugar da biblioteca

FOLHA DE SÃO PAULO

Três entre as dez escolas com os piores desempenhos no Enem 2013 estão no Maranhão. No povoado de Cachimbos, município de Jatobá (a 433 km de São Luís), está a última das 14.715 do ranking: a escola estadual Centro de Ensino Aluísio Azevedo.

O Maranhão tem três escolas entre as dez piores do país
Na cidade de 8.526 habitantes, a Aluísio Azevedo "segue o modelo da maioria das escolas do Maranhão", diz o professor de inglês Reijunior Santos Soares. "Temos uma estrutura precária, falta material, orientação e gestão."

A escola tem apenas 23 alunos --classificados pelo Inep como de nível socioeconômico "muito Baixo".

Apesar de no cadastro oficial da escola constar itens como laboratório de informática e biblioteca, a realidade parece ser outra. "Temos é uma sala cheia de livros empilhados", diz Rarison Coelho, 21, ex-aluno e ex-funcionário do colégio.

A nota média da escola, 397,03, corresponde a pouco mais da metade do desempenho da melhor escola, o colégio Objetivo Integrado, de São Paulo. Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não respondeu. O diretor da escola não foi encontrado.

Apenas duas posições acima, na antepenúltima colocação no ranking, está o Colégio Estadual Professora Leda Tajra, em Buriti Bravo, município com 22 mil habitantes.

(EMILIO SANT'ANNA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário