Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prefeitura realiza abordagem social e remoção de pessoas em situação rua na antiga fábrica da Oleama

As pessoas encaminhadas para o Centro Pop receberam higienização pessoal, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, além de consultas médicas, de enfermagem, aferição de pressão e glicemia e teste rápido de HIV e Hepatites Virais


A Prefeitura de São Luís, através de ação articulada entre a Subprefeitura do Centro Histórico e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou na manhã desta terça-feira (27) uma ação de abordagem social e retirada de pessoas em situação de rua que moravam no casarão abandonado da antiga fábrica da Oleama, no Centro Histórico. As 45 pessoas abordadas foram convidadas a se dirigirem ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) para receberem atendimento social, psicológico e de saúde. 
De acordo com o secretário ajunto de Proteção Social da Semcas, Rodrigo Desterro, a retirada de forma humanizada segue uma determinação do prefeito Edivaldo. "Nós mobilizamos nossos educadores sociais para garantir o respeito na abordagem dessas pessoas, com uma retirada essencialmente pacífica. Nosso objetivo é proporcionar a saída da condição de rua, contudo, é necessário que a pessoa queira receber o atendimento ofertado", afirmou. 
As pessoas encaminhadas para o Centro Pop receberam higienização pessoal, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, além de consultas médicas, de enfermagem, aferição de pressão e glicemia e teste rápido de HIV e Hepatites Virais. Caso haja necessidade de tratamento médico, serão direcionadas a Unidades de Saúde do município ou Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e, no caso de dependência química, para o Centro de Atenção Psicossocial do Município (Caps). 

"Essas são ações de retomada do espaço público na forma da lei, mas com a devida garantia de que todas as pessoas terão a assistência necessária, com todos os seus direitos assegurados. Outras ações serão realizadas na intenção de transformar os espaços públicos em locais que beneficiem a população, a coletividade. Nesse prédio, de posse do governo o Estado, a ideia é construir uma unidade da Polícia Militar no centro da cidade", afirmou Fábio Carvalho, subprefeito do Centro Histórico. 
O promotor de justiça José Cláudio Cabral Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP), destacou a importância da ação. "O que podemos perceber nesse primeiro momento é que há uma preocupação social, não é só lacrar o prédio, mas também oferecer uma condição melhor a essas pessoas através desse importante trabalho da Semcas", disse. 

A ação articulada contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Governo do Estado, Ministério Público e Polícia Militar. 

Revitalização 
A retirada das pessoas em situação de rua da antiga fábrica da Oleama faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico, realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o governo do Estado. As primeiras ações de revitalização da área foram iniciadas este mês e incluem limpeza e lavagem das ruas e escadarias, varrição e coleta, manutenção da iluminação pública, poda de árvores, restauração do calçamento e reforço na segurança. No local também foram lacrados casarões abandonados, para impossibilitar o uso destes como esconderijos e pontos de consumo de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário