Rádio Voz do Maranhão

sábado, 3 de janeiro de 2015

‘Viúvas’ de Sarney em pânico

Gilberto Lima


“O Maranhão tem muita pressa em ver as mudanças. Nós temos pouco tempo para reverter uma série de indicadores econômicos, sociais, educacionais, que assombram a nação”, tem dito o governador Flávio Dino em seus primeiros pronunciamentos. Diante dessa exiguidade do tempo, o governador também tem pressa. Pressa em passar o Maranhão a limpo. Em mostrar o quanto a prática da corrupção tem sido maléfica ao nosso povo. Apurar rigorosamente possíveis desvios praticados por governos da oligarquia é, também, prioridade. Além disso, em se comprovando práticas lesivas ao erário, que os envolvidos sejam chamados à responsabilidade. Ações que deixam as ‘viúvas’ do sarneisismo apavoradas, com medo das consequências dessas medidas moralizadoras. Logo após o anúncio da primeira, de uma série de investigações, essas ‘viúvas’ vociferam e uivam aos ventos.


Quem não deve não teme! Por que temer a investigações de supostos esquemas de corrupção? Ao espernearem, poderiam estar acusando o golpe. 

Ao decidir pela realização de auditoria para investigar o esquema de pagamento de precatório milionário à CONSTRAN, o governador Flávio Dino está apenas cumprindo uma das promessas de campanha: o combate permanente à corrupção. Além disso, o Brasil aguardava uma postura firme do governador nesse escândalo que está no bojo da ‘Operação Lava Jato’. Foi o próprio doleiro Alberto Youssef, preso em São Luís, quem confessou ter pago propina de R$ 300 mil ao governo do Maranhão por conta da liberação de pagamento de precatórios à Constran. Já a revista Veja revelou que a então governadora Roseana Sarney e o secretário da Casa Civil, João Abreu, receberam R$ 900 mil em espécie, nas dependências do Palácio dos Leões. Uma denúncias gravíssima que merece uma apuração rigorosa.

Enquanto as ‘viúvas’ do sarneisismo esperneiam por causa dessa medida moralizadora, a população parabeniza pela coragem e determinação do governador em mudar os rumos da prática política vigente até o último dia 31 de dezembro. Um governo que mostra estar determinado a tratar o erário público com zelo, combatendo quaisquer desvios de conduta que causem rombos nos cofres públicos.  Isso é apenas o começo de uma série de devassas que serão determinadas nos primeiros meses do governo. Afinal, o povo tem pressa em saber das mazelas deixadas ao longo de cinco décadas de desmandos do governo oligárquico.

Outros alvos estão na mira de investigações. Inicialmente os auditores fiscais do Estado devem se debruçar em levantamentos rigorosos nas Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Infraestrutura, onde existem suspeitas de práticas ilícitas. Posteriormente, essa apuração rigorosa dever se estender a outras pastas. O governador deve anunciar outras medidas nos próximos dias.

Que as ‘viúvas’ da antiga oligarquia preparem seus estoques de lágrimas e destilem seus venenos. Ainda chorarão muito! Enquanto isso, o povo, contente, celebra o início de um governo que vai, com seriedade e trabalho, colocar o Maranhão na trilha do desenvolvimento. Sem roubos e maracutaias com dinheiro do povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário