Rádio Voz do Maranhão

domingo, 29 de março de 2015

Em artigo, advogado destaca os 110 anos da cidade de São Bento

Antônio C. Coelho
Advogado

Na próxima terça-feira (30), minha querida São Bento estará completando 110 anos. Gostaria de estar exultante, extravasando alegria por todos os poros, afinal a minha querida cidade estará aniversariando, cidade esta que adotou-me desde os 18 meses de vida, deu-me pais indicados por Deus, Evêncio e Regina Gunié, um vaqueiro e uma dona de casa, que com muitas dificuldades me fizeram chegar a algum lugar na vida.

Mas as circunstâncias, diante da realidade, contrastam e nos levam a sentir o coração encher-se de tristeza diante do caos em que se encontra esta linda cidade que um dia já foi denominada a Suiça Maranhense. Descaso, abandono, indiferença, maldade extrema, é a retribuição dada pelos gestores ao povo que os elegeu para comandar os destinos deste município que é o orgulho de muitos sambentuenses, tanto permanentes quanto aqueles que encontram-se em outras plagas, mas com o coração sangrando com esse estado de coisas que nos fazem corar de vergonha. 

São Bento, mais que centenária, não pode continuar a ser comparada negativamente às demais cidades da Baixada Ocidental Maranhense, vítima da irracionalidade dos seus dirigentes. Senão vejamos: Ao desembarcarmos do ferryboot, passamos pelas entradas de Bequimão e Perimirim, chegando a Três Marias, viramos à esquerda em direção à São Bento. Inicia-se o sofrimento de rodar em pistas sem o mínimo sinal de conservação, perigo iminente de graves acidentes. Se Deus permitir que cheguemos até São Roque, viva! Já foi uma grande vitória chegar até aqui vivo. A partir daí, inicia-se outra aventura pela Barragem do Alegre, onde as crateras o esperam para engoli-lo, persistindo este drama até as principais ruas da nossa adorada terra do queijo.

Está sendo anunciada uma renomada Banda de Forró para as comemorações, mas comemorar o que? A Falta de atitude dos "administradores", a falta de remédios e condições de trabalho para médicos e funcionários dos hospitais? A falta de oportunidade de trabalho para os jovens estudiosos e inteligentes da nossa terra ? 

Sem nenhuma conotação pessoal a quem quer seja, sem nenhuma intenção partidária, mesmo porque não sou filiado a nenhum partido e nem pretendo ser, afirmo que hoje São Bento encontra-se numa situação em que o Prefeito não é encontrado na Prefeitura e/ou em qualquer outro logradouro sambentuense. Com a promoção do Magistrado Dr. Sidney para Juiz da capital, não temos Juiz no Forum. Delegacias fechadas no período noturno, povo sem nenhuma segurança a qualquer hora, levando os Bancos a não abastecerem os caixas eletronicos nos finais de semana, temendo assaltos.

Diante de tudo que foi explicitado pergunto, comemorar o que, por que, para quem?

Jovem sambentuense, jovem sadio e inteligente da minha terra querida, São Bento pertence a vocês! O Jovem não tem tempo para esperar ser o futuro da Nação e do Município. Ele é o hoje, o agora, portanto, unam-se, reunam-se, mesclem-se com os mais experientes de bons propósitos e preparem-se para tomar o comando dessa terra ora arrasada, vilipendiada, abandonada e até mesmo saqueada. Somente assim, algo de bom acontecerá.

Que Deus permita que nos 111 anos São Bento tenha motivos de sobra para ter uma ruidosa, alegre e festiva comemoração!

4 comentários:

  1. Realmente, Dr. Antonio Coelho, São Bento comemora 110 anos de mudança de categoria: deixou de ser Vila, para tornar-se cidade. Agora, comemorar o que? Se a cidade encontra-se sem juiz? Se as leis que são criadas pelos edis, não são aplicadas? A exemplo disso, temos a Lei do Silêncio. Mesmo sendo criadas pelos edis, eles não se preocupam em fazer a fiscalização e, muito menos, o Ministério Público. Na verdade, "nem tudo que reluz é ouro".

    ResponderExcluir
  2. FALTA DE VERGONHA DOS DIRIGENTES, QUE NEM MORAM MAIS LÁ. O PREFEITO SE MUDOU PARA PINHEIRO E O VICE DESFILA COM CARRÕES EM SÃO LUÍS. TRISTEZA TOTAL. ROUBALHEIRA DESENFREADA.

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE AS PALAVRAS DE DR ANTONIO C. COELHO, REFLETEM TODA VERDADE E SOFRIMENTO DE UM POVO, QUE HA MUITOS ANOS VIVEM DEBAIXO DE VÁRIAS CHIBATAS,TUDO POR TER UM POVO AINDA ATRELADO AO VOTO DE CABRESTO. MAIS OS JOVENS PODEM TER UMA NOVA VISÃO DE FUTURO PARA SI E PARA SEUS FILHOS. BASTAM SABEREM TER A CONSCIÊNCIA E VISÃO DE ESCOLHA DE SEUS FUTUROS GESTORES, PARA PODERMOS RETOMAR O CRESCIMENTO HÁ MUITOS ANOS ESTAGNADO PELOS ÚLTIMOS E PRINCIPALMENTE ATUAIS GESTORES QUE COMANDAM NOSSA CIDADE. É HORA DE REFLETIRMOS E ENGAJARMOS NESSA LUTA POR FUTURO MELHOR PARA NOSSO POVO. Dino G. França.

    ResponderExcluir
  4. Lucieda Rodrigues dos Santos9 de abril de 2015 às 20:51

    Excelente Dr. Antônio Coelho o artigo sobre o aniversário de São Bento. Para mudar tudo isso depende do próprio povo - basta sabermos escolher e eleger nossos representantes.

    ResponderExcluir