Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 5 de março de 2015

Estado acelera obra do sistema de esgotamento sanitário de São Luís

A ETE Vinhais está em fase de conclusão da primeira etapa das obras e vai contribuir para melhorar as condições de balneabilidade das praias de São Luís, reduzindo o lançamento de esgoto in natura nas regiões do Olho d'Água e do Anil
Caema reinicia obras nas Estações de Tratamento de Esgoto do Vinhais e Anil
Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) retomou as obras de implantação e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís. A meta do Governo do Maranhão é chegar ao tratamento de 70% do esgoto coletado na capital até 2018. Para tanto, estão em construção as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Vinhais e Anil, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O investimento na primeira etapa da obra foi da ordem de R$ 63,4 milhões. A segunda etapa já está em andamento com investimento de R$ 65,4 milhões. A retomada dos projetos segue determinação do governador Flávio Dino sobre as ações prioritárias da Caema, que incluem a ampliação da rede de tratamento sanitário. De acordo com o coordenador da Unidade Gestora de Projetos (UGP) da Caema, engenheiro Pedro Afonso, a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais entrará em pré-operação em julho.

“Com o avanço das obras da ETE Vinhais, o processo de funcionamento do sistema está previsto para o mês de julho deste ano, de forma a ampliar e melhorar a cobertura da coleta e de tratamento de esgotos na capital”, afirma o engenheiro.

A ETE Vinhais está em fase de conclusão da primeira etapa das obras e vai contribuir para melhorar as condições de balneabilidade das praias de São Luís, reduzindo o lançamento de esgoto in natura nas regiões do Olho d'Água e do Anil. Atualmente está em andamento a impermeabilização interna dos reatores para detectar possíveis infiltrações. Este processo é necessário para garantir uma boa proteção da superfície que fica em contato com os esgotos, evitando que futuramente haja corrosão da estrutura.

Pedro Afonso explica que a ETE Vinhais, a partir da interceptação de esgotos que hoje são lançados nos rios e na orla de São Luís, contribuirá tanto para melhorar a balneabilidade das praias, como permitirá maior controle de doenças causadas pelo não tratamento de efluentes.

Números da obra

O Sistema Vinhais será composto de uma estação de tratamento mais:
- 113.731 metros de redes coletoras de esgotos;
- 24.418 metros de interceptores de esgotos;
- 3.911 metros de linhas de recalque;
- 9 estações elevatórias de esgotos;
- 1.290 kits sanitários;
- 10.130 ligações prediais de esgotos.

Bairros que serão atendidos

Angelim Novo, Angelim Velho, Anil, Alto do Pinho, Aurora, Cruzeiro do Anil, Ipase, João de Deus, Jardim Conceição, Pão de Açúcar, Piquizeiro, Pirapora, Rio Anil, Tirirical, Vila dos Vinhais, Vila Isabel Cafeteira, Vila Lobão, Vila Marinha, Vila Nossa Senhora da Conceição, Vila Padre Xavier, Vila Progresso, Vila Vicente Fialho, Vila Vitória, Vila 25 de Maio, Recanto Santos Dumont e Residencial João Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário