A Prefeitura de São Luís, por meio da
Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início semana
passada às intervenções com modificações do traçado geométrico na Avenida dos
Franceses no trecho entre o Viaduto do Café e a entrada do bairro Sacavém
(início da Avenida dos Africanos). As modificações, que integram o Plano
Estratégico de Melhorias para o Trânsito, têm como objetivo gerar maior fluidez
e segurança ao trânsito, bem como extinguir rotatórias em locais de fluxo
intenso de veículos.
Com as intervenções, a SMTT vai
modificar o cruzamento das avenidas dos Africanos e dos Franceses, trecho de
vias que atualmente registra congestionamento, principalmente nos horários de
pico.
O secretário de Trânsito e Transportes,
Canindé Barros, destacou que a intervenção vai resolver um problema crônico de
engarrafamento da Avenida dos Africanos com Avenida dos Franceses.
"Estamos criando uma quarta faixa de trânsito, retirando o canteiro
central para que os carros possam contornar em direção ao bairro do Anil,
devido ao fechamento do cruzamento semafórico. Esta quarta faixa permitirá o
retorno sem semáforo, dando agilidade ao tráfego", afirmou.
A intervenção da Avenida dos Franceses
teve início com a retirada dos meios-fios do canteiro central para o
alargamento das vias. A medida tem como finalidade criar quatro faixas de
trânsito em alguns trechos da via, bem como fazer o reposicionamento dos
retornos da área sem a necessidade de paradas, com acesso livre à faixa da
esquerda da pista.
A obra é parte do conjunto de ações de
melhorias no trânsito, que já vêm sendo realizadas desde a rotatória do
Bacanga, passando pela Avenida dos Africanos, com destaque para as entradas dos
bairros Parque Timbiras e Coroadinho.
O serviço que está sendo realizado na
Avenida dos Franceses é similar à intervenção geométrica feita na Avenida
Vitorino Freire. Naquela área, que abrange a região do Anel Viário (Fonte do
Bispo), o retorno do Bacanga e acesso à Avenida dos Africanos, foram eliminados
os semáforos e a rotatória, o que permitiu um trânsito com maior fluidez, sem a
necessidade de paradas obrigatórias - o que gerava lentidão no fluxo de
veículos.
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