Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cuidado com a Cemar! Inventa ‘gato’ onde não existe e cobra por estimativa de consumo

Gilberto Lima


Acabo de ser vítima da roubalheira da Cemar. Como se não bastassem os constantes aumentos das tarifas de energia elétrica, agora a Companhia resolveu inventar ‘gato’ onde não existe e cobrar por estimativa de consumo, como mostram documentos de cobrança que recebi nesta quarta-feira (08). Querem me ferrar em R$ 2.846,99. O que vou fazer? Naturalmente, com a consciência tranquila de não tem roubado nenhum  kw de energia da dita cuja, entrarei com uma ação de indenização por danos morais. Talvez eu consiga pegar uns R$ 15 mil. Afinal, ao acusador o ônus da prova.

Vamos aos fatos. Há alguns meses, eu pessoalmente, recebi funcionários de uma prestadora de serviços da Cemar em minha residência. Informaram-me da necessidade de instalar um medidor moderno e trocar a fiação a partir do poste da rede de iluminação. Acompanhei todo o trabalho de perto. Ao final, fizeram-me um questionário com a listagem dos aparelhos eletroeletrônicos existes em minha residência, além do total de lâmpadas. Listei todos. Em nenhum momento, informaram sobre quaisquer irregularidades na fiação elétrica e nem que tivessem encontrado alguma ligação clandestina. Para comprovar a realização dos serviços, assinei o tal documento.

Eis que nesta quarta-feira, muitos meses após a visita dos tais funcionários, sou surpreendido com uma notificação da Cemar, cobrando-me a quantia de R$ 2.846,99, com vencimento para o dia 04 de junho. Um verdadeiro assalto! Como justificativa colocam que foi constatado desvio de energia embutido na parede. Se havia desvio porque não fotografaram? Por que não me comunicaram? Ao acusador, o ônus das provas. Vamos nos acertar na Justiça. E esse dano moral não vai ficar barato!

Estou fazendo um levantamento da minha média de consumo mensal e anual, a partir de 2010 para mostrar à Cemar que não há grandes alterações. E quem disse que o consumo pode ser medido por estima? É exatamente isso que a Companhia fez. Apenas decidiu estimar o consumo no período de 14/06/2012 a 01/07/2014. Simplesmente ignorou o consumo efetivamente medido.

Publico esse acinte e desrespeito para alertar a outros consumidores que possam ser vítimas dessa roubalheira da Cemar. Tenho a consciência tranquila e vou até às últimas instâncias para provar minha inocência e colocar esses pilantras em seus devidos lugares. Bando de safados!

Confira a prova do assalto cometido pela Cemar



2 comentários:

  1. Por que a data referencia 07/2014 ?
    Por que a proxima leitura será dia 08/08 ?

    Um possivel erro no site ou eles vao em sua residencia de ano em ano ?

    ps : nao estou contra voce , tem e que meter eles no pau mesmo , quando eles estao com a razao passam por cima da gente mesmo .

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu comigo essa semana meu ponto comercial esta fechado e é obvio que nao haverá consumo, mas por conta dessa queda inventaram o gato. Aff

    ResponderExcluir