Rádio Voz do Maranhão

sábado, 18 de abril de 2015

Prefeitura realiza ações de capacitação pelo 'Programa Todos Por São Luís' na zona rural



Prefeitura realiza ações de capacitação pelo Programa Todos Por São Luís na zona rural

A Prefeitura de São Luís iniciou esta semana as primeiras ações do "Programa Todos por São Luís", que nesta edição acontece na Vila Nova República. As ações abrangem pelo menos mais 11 bairros adjacentes e prosseguem até o inicio de maio, tendo o dia 21, como a culminância das ações. Nesta primeira fase estão sendo ofertados os cursos de panificação, doces e salgados e o curso de bolos, cada um com 15 participantes.

"As oficinas estão tendo um ótimo aproveitamento. As pessoas estão participando intensamente, justamente pelo diferencial que foi a comunidade a solicitar essas formações. A equipe que ministra o curso é toda coordenada pela Fabiana Brito, mestre em Alimentos, o que confere uma qualidade aos cursos oferecidos", explicou Arivaldo Martins Sousa, coordenador do programa.

Segundo Arivaldo Martins Sousa, o programa aproxima os serviços da Prefeitura da população e como novidade nesta edição, acontecerão quatro rodas de conversas. A primeira-dama do Município, Camila Braga, que acompanhou as atividades com a comunidade desde o início, está à frente da coordenação do 'Todos por São Luís'.

A primeira roda de conversa com a comunidade será neste sábado (18) e tratará dos problemas ambientais dos bairros, com a presença da primeira-dama, Camila Braga, e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O encontro será realizado na União dos Moradores da Vila Nova República, a partir das 15h30.

"As rodas de conversa foram sugeridas pela comunidade. As secretarias envolvidas nos temas escolhidos estarão promovendo esse encontro. A ideia é mudar alguma realidade que esteja dentro dessas temáticas. Nesta área da zona rural, as comunidades têm problemas, sobretudo, com a contaminação dos rios, como Rio Grande e Rio Murtura, anteriormente utilizado para irrigação da agricultura, mas que hoje está contaminado pelos dejetos produzidos pela Complexo de Pedrinhas. Vamos discutir esses e outros problemas e buscar soluções", explicou Arivaldo.

Ao todo, serão quatro rodas. No dia 21, as rodas serão as sobre Direitos da Pessoa Idosa e Violência Domestica. No dia 6 de maio, a roda de conversa terá o tema "Limpeza, dever da Prefeitura, responsabilidade de cada morador".

Serão quatro rodas de conversa para discutir temáticas sugeridas pela comunidade

O presidente da União de Moradores da Nova República, Iraelson Ferreira, destacou que toda a comunidade está mobilizada com a realização do "Todos por São Luís", o qual é visto como uma vitória para comunidade. "A realização do Todos por São Luís é uma vitória de nossa comunidade. Temos confiança no prefeito Edivaldo. Ele, em parceria com o governo do Estado, vai realizar um grande trabalho e trazer muitos benefícios para toda a comunidade da Nova República e todo o seu entorno", enfatizou Iraelson Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário