Rádio Voz do Maranhão

domingo, 24 de maio de 2015

Prefeito Edivaldo entrega Praça das Árvores completamente reformada



Prefeito Edivaldo entrega Praça das Árvores completamente reformadaO prefeito Edivaldo entregou neste sábado (22) a Praça das Árvores, no Cohatrac IV, completamente reformada. No local, foi realizada a instalação de academia de saúde, playground para as crianças e a recuperação do calçamento para a prática de caminhada ao longo da praça, além de arborização. O trabalho reflete a preocupação do prefeito Edivaldo com a recuperação de áreas verdes e o bem-estar da população. A reforma foi conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

"Hoje entregamos mais uma praça para a cidade de São Luís, já é a segunda que entregamos no bairro do Cohatrac, e o que é importante é que estamos envolvendo a comunidade, envolvendo as pessoas que moram na região no cuidado com a praça, que é um espaço de lazer para os moradores de toda essa região. A meta é fazer a reforma de várias praças e entregá-las para a população", afirmou o prefeito Edivaldo.

Ao todo, a praça possui 800 metros quadrados. Com a reforma, a praça - que agora possui mesas e bancos - torna-se uma opção de lazer para os moradores do bairro e regiões vizinhas, como Planalto e Cohatrac I. O espaço é propício para que a população possa praticar atividades físicas, jogos de tabuleiro e desfrutar da companhia de amigos e familiares ao ar livre. A arborização no local favorece a redução da poluição e da alta temperatura na região, o que acrescenta benefícios à saúde da população.

O titular da pasta de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, afirmou que a reforma mudou, positivamente, a rotina dos moradores, que agora aproveitam o novo espaço de lazer. "A praça está bastante movimentada. Aos finais de semana, famílias se reúnem para um momento de lazer e, até mesmo, para realizar pequenas refeições e lanches no local. O objetivo do espaço, que é uma opção de lazer gratuito oferecido pela Prefeitura, está sendo alcançado", afirmou o secretário.

No ato da entrega, também foi regulamentado o primeiro Comitê Gestor que irá gerenciar a manutenção e preservação da praça. "O comitê, que é o primeiro de 15 que estão se organizando em toda a cidade, é formado por membros da própria comunidade. Eles, em parceria com a Prefeitura, deverão gerenciar a manutenção da praça, além de desenvolver atividades que possam conscientizar a população do entorno para a preservação do espaço", detalhou a primeira-dama Camila Braga, madrinha do Programa "São Luís, Cidade Jardim".

Na oportunidade, o comitê recebeu um kit de ferramenta contendo dois carros de mão, enxada, gadanhos, facões e cavadeira manual. "O Impur, como órgão gestor desse espaço, está otimizando o cuidado desse espaço por meio da criação dos comitês e com a entrega desses instrumentos para manutenção da praça", disse Luiz Carlos Borralho, presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

Reginaldo Antônio Gois, secretário do Comitê Gestor, apontou que são realizadas reuniões semanais e que quinzenalmente é feito um mutirão para manutenção da praça. "Temos também o almoço familiar na praça uma vez ao mês. Nós assumimos compromisso de cuidar dessa praça, que hoje está reformada, se concretizando um sonho para a comunidade", explicou.

A dona de casa Franciene Silva aprovou o espaço. "Eu achei ótima a entrega desta praça reformada. Há muito tempo que esperávamos um espaço como esse em nosso bairro. E é ótimo para nós, para nossas crianças. Eu moro aqui perto e sempre trago minha filha para brincar aqui no parquinho. É um espaço para os idosos fazerem caminhada, aproveitarem a academia ao ar livre. E é o incentivo aos jovens também a cuidar desse ambiente que a gente vive. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Edivaldo por esse trabalho", afirmou Franciene.

Um comentário:

  1. Antes tinha um matagal ali, isso com certeza vai impactar na diminuição da criminalidade e aumentar a opção de lazer do povo daquela área.

    ResponderExcluir