Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Rota de Colisão: O helicóptero e as “coincidências” com a agenda de campanha de Andréa Murad



Luisa Pinheiro
O Imparcial

De julho a outubro de 2014, o helicóptero contratado pela Secretaria Estadual de Saúde(SES) fez 57 voos. Deste total, 27 tiveram como destino o município de Coroatá. O número excessivo de voos para a cidade levantou suspeitas de deputados governistas sobre a destinação do helicóptero da SES em plena campanha eleitoral.

Chama a atenção porque Coroatá é base política e familiar do ex-secretário de saúde Ricardo Murad. Sua esposa, Teresa, é a prefeita do município. E foi lá que a deputada estadual Andrea Murad, filha do casal, obteve sua votação mais expressiva – 17% do total de votos do município foram para ela.

O uso do táxi aéreo contratado pela secretaria – por 411 mil mensais – vem sendo questionado por deputados governistas. Eles apontam o que chamam de “coincidência” entre a agenda de campanha de Andrea Murad e os voos do helicóptero (veja quadro abaixo).Em alguns casos, os compromissos eleitorais da deputado coincidem com viagens técnicas do helicóptero da secretaria.

Segundo sua prestação de contas, a campanha da deputada contratou a mesma empresa que prestava serviços para a SES. Ela nega, porém, que tenha utilizado algum helicóptero disponível para a secretaria durante a campanha e se diz perseguida por fazer oposição ao governo Flávio Dino.

Apuração
A Secretaria de Transparência apura a suspeita de uso indevido do helicóptero da Saúde. Segundo o secretário Rodrigo Lago, “os helicópteros locados para a pasta da saúde deveriam ser utilizados para o serviço de transporte de enfermos, transporte de enfermos, transporte de equipes médicas e a fiscalização de obras da Saúde, como a construção dos 72 hospitais prometidos pela ex-governadora”. “Não havia justificativa para os voos que eram realizados”, afirmou Lago.

Segundo ele, havia ainda uma cláusula no contrato que determinava a exclusividade de duas aeronaves para a Saúde. Nas planilhas de voos entre julho e outubro de 2014 para a SES, há o registro de quatro helicópteros, com os prefixos PP-MZR, PP-PIT, PT-YIS e PT-HZP. “Não se sabe quais eram os dois de uso exclusivo da Saúde”, diz.

Andrea nega uso indevido de aeronave
Em sessão na última segunda-feira, Andrea nega que tenha viajado á custa da Secretária da Saúde enquanto seu pai era o titular da pasta. “Sempre disse que não estava nesse voo. Não vão conseguir colocar a mim algo que não fiz. Jamais serei igual àqueles a quem combato e que condeno. Flávio Dino e seu governo podem fazer a CPI que quiserem que não vão encontrar nada”, desafiou.

Para O Imparcial, por meio de nota, informou: “Não dia 17/09 não utilizei nenhum helicóptero para ir ou voltar de São João dos Patos, pois devido à manutenção da aeronave, a empresa contratada pela minha campanha a substituiu por um avião modelo Sêneca, conforme consta no relatório de voo”, disse ela.


E atacou a reportagem de O Imparcial: “Fica evidente a falta de verdade na referida matéria e objetivo de atender aos interesses do atual Governador que acredita, equivocadamente, que utilizando de mentiras irá me calar. Continuarei firme, defendendo os interesses dos maranhenses”, afirmou, por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário