Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cerco à bandidagem: Coroadinho vai permanecer com ruas ocupadas por policiais militares

Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela acompanha de perto a operação policial nas ruas do Coroadinho

A Operação ‘Coroadinho em Paz’ segue por tempo indeterminado em todas as ruas do bairro com a presença constante das equipes do Batalhão de Choque (BpChoque) e da Companhia Operações Especiais (COE), subordinados ao Comando de Policiamento Especial (CPE), que atuam 24 horas com rondas ostensivas garantindo a tranquilidade da população. 

Uma força tarefa foi montada para combater as práticas criminosas na região. Além dos militares que já atuam na Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Coroadinho, equipes do 1º, 6º, 8º e 9º Batalhões de Polícia Militar (BPMs) reforçam o patrulhamento na área. O plantão da Polícia Civil está funcionando dia e noite para registrar as possíveis ocorrências na área. A Secretaria Adjunta de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar trabalham para identificar e prender os integrantes dos grupos criminosos que assassinaram na última terça-feira (16) um comerciante do bairro, provocando a saída de algumas famílias na rua Vila Natal, local em que ocorreu o crime.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou que a ação no Coroadinho é dividida em duas vertentes: a primeira é para identificar os autores do assassinato do comerciante e a outra é operacional para garantir o direito de ir e vir de cada morador do bairro. “Estamos aqui de forma marcante e sem prazo de encerramento. Investigações e patrulhamento ostensivo estão ocorrendo em todo o bairro. A polícia já identificou os envolvidos no crime que ocorreu na terça-feira e age de forma silenciosa, não podemos revelar os próximos passos da investigação para não atrapalhar a captura dos bandidos”, afirmou o secretário Jefferson.

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves, destacou que os policiais realizam vistorias nas casas de moradores para identificar de forma mais rápida os envolvidos no crime e que mais de 40 militares estão nas ruas do bairro. “A tropa destacada para o Coroadinho é formada por 40 homens fortemente armados para assegurar a paz ao cidadão de bem. Vamos ficar o tempo que for necessário, é preciso que a paz se reestabeleça”, disse o coronel Alves.

A dona de casa, Ana Souza, 46 anos, não abandonou sua casa na Vila Natal e afirma se sentir segura com a presença da polícia. “Agora que vejo direto o carro da polícia não vou mais ter medo dos bandidos. Quem mora aqui na rua e nas outras localidades conta com segurança forte e espero que continue assim”, desabafou a moradora.

Prisões realizadas

Incursões em vários pontos do Coroadinho resultaram na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento com grupos criminosos e na apreensão de dois adolescentes de 16 e 17. Participaram da ação equipes do Serviço Avançado de Inteligência, Comando Geral da Polícia Militar, homens do Batalhão de Choque (BpChoque), do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além de militares das Forças Táticas dos Batalhões da capital.

Em uma das abordagens realizadas na Pocinha, área do Coroadinho, foram detidos Agnaldo Sousa Rodrigues, conhecido como “Pé de boi”, 25 anos; Ítalo Henrique da Silva, 20; José Carlos Vieira Azevedo, o “Cacazinho”, 20. Durante a abordagem policial, os suspeitos Herberth Paulo dos Santos, 20; Enoque Lima Jesus, 23, e dois adolescentes de 16 e 17 anos Martins reagiram a ação policial e dispararam contra os policiais. No confronto, os quatro suspeitos foram atingidos.

Já durante a ação policial na Rua do Muro, Valdenir Ferreira da Silva, Edvan Castro e um homem identificado apenas como “ Nando” tombaram no confronto. De acordo com a PM, eles reagiram à abordagem policial e dispararam contra as guarnições da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário