Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 7 de julho de 2015

Programa Estadual para intercâmbio de jovens agora é lei

Deputado Marco Aurélio elogiou o governo pela
idealização do programa 'Cidadão do Mundo'
Em sessão nesta terça-feira (7), a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 142/2015, que cria o Programa Estadual “Cidadão do Mundo”. De autoria do Governo do Estado, a proposta, sancionada por unanimidade, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento acadêmico dos jovens maranhenses, possibilitando intercâmbio internacional em cursos de Ensino Médio no exterior, bem como cursos de língua estrangeira.

 Em mensagem encaminhada à Assembleia, o governador Flávio Dino destacou que o “acesso a tais oportunidades ocasionará, a curto e médio prazo, o aperfeiçoamento curricular desses alunos e, por consequência, facilitará seu respectivo ingresso no mercado de trabalho”.

Para o deputado Marco Aurélio, com essa ação, o Governo do Estado sinaliza claramente uma continuação e uma determinação de contemplar políticas públicas para a juventude, a exemplo do CNH Jovem. “O Programa ‘Cidadão do Mundo’ possibilitará uma experiência inovadora, uma troca de conhecimentos culturais e profissionais. Eu tenho certeza de que o jovem que tiver essa possibilidade de participar passará a ter uma visão de mundo diferenciada”, ressaltou o parlamentar.

O Programa “Cidadão do Mundo” consiste na concessão de bolsas de estudos a jovens entre 18 e 24 anos para a realização de intercâmbio internacional em cursos de ensino médio no exterior ou cursos de idioma estrangeiro. A iniciativa tem o intuito de incentivar a capacitação bilíngue, promover integração e atualização, além de estimular a qualificação cientifica e tecnológica, bem como a participação dos jovens maranhenses nas carreiras acadêmicas.

Marco Aurélio destacou que essa troca de experiência é fundamental para o fortalecimento profissional, cultural e social do jovem. De acordo com o deputado, a iniciativa será regulamentada e os procedimentos e a quantidade de jovens que serão atendidos vão ser definidas através de decreto do Governo do Estado.

“Essa aprovação hoje, deste importante programa na Assembleia Legislativa nos dá uma alegria muito grande em saber que o Governo do Estado do Maranhão está dando mais atenção para os jovens, sobretudo os da rede pública”, enfatizou Marco Aurélio.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário