Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Governo assina ordens de serviços para início da despoluição da Lagoa da Jansen e das praias de São Luís


Pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen
serão eliminados
Com o objetivo de melhorar a balneabilidade das praias, eliminando os pontos de lançamento de esgoto, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), assina no próximo domingo (23) ordens de serviços para início das obras de eliminação dos pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen e de despoluição completa dos rios Pimenta e Claro, que desembocam na orla.

Para eliminar 12 dos 27 pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen, com obras sendo executadas no prazo de 60 dias, o governo está investindo recursos da ordem de R$ 243 mil. Os outros 15 pontos de lançamento de esgoto na lagoa deverão ser eliminados no decorrer de 2016.

O projeto de despoluição dos rios Pimenta e Claro prevê a instalação de um novo sistema de tubulação com 4.135 metros de extensão nas margens, além da construção de uma estação elevatória e redes coletoras de 30.347 metros na região. O prazo de execução é de 12 meses, com investimento de R$ 14.688.113,98. As ordens de serviços para início das obras serão assinadas pelo governador Flávio Dino e pelo diretor-presidente da Caema, Davi Telles.

As obras fazem parte do programa ‘Mais Saneamento’, que tem por objetivo melhorar a coleta e tratamento de esgoto no Estado. Na Capital, quando todos os novos sistemas de esgotamento sanitário estiverem em operação, o tratamento de efluentes sairá dos atuais 4% para 70%.

Logo após a assinatura da ordem de serviço das obras de eliminação de pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen, será realizado um passeio ciclístico até o prolongamento da Avenida Litorânea, na foz do Rio Pimenta, com percurso de aproximadamente 10Km.

O QUÊ: Assinatura de ordens de serviços para início das obras de eliminação de pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen e de despoluição dos rios Pimenta e Claro.

QUANDO: Domingo (23), às 8h45 (Lagoa da Jansen) e às 11h30 (Prolongamento da Litorânea, com foz do Rio Pimenta).

ONDE: Lagoa da Jansen (entre a pista de skate e a quadra de tênis) e Avenida Litorânea (prolongamento) na foz do Rio Pimenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário