Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vítimas de ‘calote’ de Roseana Sarney, prefeitos se reúnem com secretários do governo do Estado e discutem a questão de convênios


Vários prefeitos maranhenses, enganados pela ex-governadora Roseana Sarney, participaram de um encontro com secretários de governo para discutir a questão do ‘calote dos convênios’.

Na reta final de seu governo, Roseana firmou convênios com diversos municípios, mas não deixou dinheiro disponível para o pagamento, o que tem causado revolta em quem foi enganado.

Os prefeitos alegam que muitas obras teriam sido executadas sem que o valor correspondente tivesse sido liberado. Ou seja, estriam no prejuízo. No entanto, o governo está analisando minuciosamente todos os convênios firmados para decidir sobre a liberação dos recursos prometidos.

Segundo Márcio Jerry, Secretário de Articulação Política, esse encontro foi importante para o estabelecimento de um entendimento em torno dessa questão. “Avançamos numa pauta concreta para aperfeiçoamento na relação dos municípios com o governo. Vários prefeitos reconheceram que foram vítimas de calote dado pelo governo passado”, disse Jerry, acrescentando que o governo vai mostrar um relatório com a situação dos convênios.

O secretário afirma também que foram apresentadas ações do governo em curso e planos estratégicos para seguir mudando o Maranhão.

Pelas redes sociais, Jerry fez questão de frisar que em momento alguma houve garantias de o governo pagar os convênios ainda no mês de agosto. “Não houve compromisso em apresentar cronograma de pagamento dos convênios, e sim de um relatório com a grave situação de tais convênios. A secretária Flávia Alexandrina e eu nos referimos a um pagamento específico que será feito agora em agosto”, disse.

O secretário ressalta, ainda, que a reunião foi bem avaliada pelo governo e pela FAMEM e que o objetivo é avançar no diálogo, cada vez mais, mostrando o ambiente democrático e parceiro na relação entre Estado e municípios. Além disso, o governo defende e conclama os engajamentos de todos os prefeitos à unidade.

Por fim, afirma que foi demonstrada, mais uma vez, a irresponsabilidade do governo anterior cos prefeitos e os municípios.

Finaliza destacando o acerto de várias atividades setoriais nas áreas da segurança, saúde e educação envolvendo FAMEM, municípios e o governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário