Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PF enfrenta pistas falsas na busca por Lidiane

Prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, sob suspeita de desvios de recursos da merenda escolar, está foragida há duas semanas; quando for localizada irá para a famosa Penitenciária de Pedrinhas
Lidiane Rocha ostentava luxos em redes sociais
Por Julia Affonso
O Estado de S. Paulo
A procura da Polícia Federal pela prefeita de Bom Jardim Lidiane Rocha (PP-MA), nas duas últimas semanas, tem enfrentado um obstáculo: informações falsas. Lidiane Rocha está foragida desde o dia 20 de agosto. A prefeita do interior maranhense é suspeita de desvios de recursos da educação municipal e fraude à licitação que podem alcançar R$ 15 milhões.
Segundo o delegado Fabrizio Garbi, chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado, pistas foram plantadas com o objetivo de fazer a PF se perder. “Nós pegamos gente muita mais experiente em fugir, a qualquer momento ela pode ser presa”, afirma Garbi.
O nome de Lidiane Rocha foi incluído no Sistema de Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi), da Polícia Federal. No cadastro de procurados e impedidos estão os nomes de todos os que não podem deixar o Brasil, por problemas com a Justiça, e de estrangeiros impedidos de entrar no País. O sistema é consultado por agentes em aeroportos, portos e postos de fronteira, antes da autorização policial para saída ou entrada de pessoas no País.
Quando for presa, Lidiane será levada para a carceragem da Polícia Federal em São Luís. Depois que prestar todas as informações que a PF e o Ministério Público Federal julgarem necessárias, ela deverá ser transferida para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, principal presídio do Maranhão.
ESTADÃO: A PF tem notícias de Lidiane?
DELEGADO FABRIZIO GARBI: Nós estamos procurando por ela. Nós pegamos gente muita mais experiente em fugir, a qualquer momento ela pode ser presa. Tem notícia de que ela está psicologicamente abalada, o que é compreensível, uma vez que tem um mandado expedido contra ela. Tem notícia de que ela está escondida em depressão, não pode sair do quarto onde quer que ela esteja.
ESTADÃO: Há informações de onde ela possa estar?
DELEGADO FABRIZIO GARBI: A gente tem varias pistas, esse é o problema, muita informação falsa. Tem informação plantada para a gente ficar correndo atrás e se perder. E de boa fé, falando de lugares que ela costumava frequentar. É importante dizer que a pessoa que estiver escondendo vai responder por favorecimento pessoal, que é crime. Se está escondendo há duas semanas, possivelmente tem interesse. E isso precisa ser investigado.
ESTADÃO: Depois que for presa, para onde ela será levada?
DELEGADO FABRIZIO GARBI: Sendo presa, ela inicialmente vai para Carceragem da PF, é ouvida tantas vezes quanto entendermos necessário, tantas vezes quanto o Ministério Público Federal entender necessário. Quando a gente achar que é suficiente, ela será levada ao presídio estadual.
ESTADÃO: Para qual?
DELEGADO FABRIZIO GARBI: Pedrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário