Rádio Voz do Maranhão

domingo, 29 de novembro de 2015

O ‘piti’ da prefeita Maura Jorge e os coroneizinhos do interior

Gilberto Lima

O que tem a ver o ‘piti’ da prefeita da Lago da Pedra, Maura Jorge, em um evento do governo do Estado, com o coronelismo no Maranhão? Tudo a ver. Essa é uma atitude típica daqueles que se acham proprietários de currais eleitorais, de feudos, que tudo podem, e costumam afrontar quem não reza em sua cartilhas ou se recusem a seguir suas orientações impostas. São verdadeiros ditadores.

A causa do ‘piti’ da prefeita foi o fato de o cerimonial do governo ter decidido, antecipadamente, que ele não iria falar, pois, no palanque, encontrava-se seu adversário político, Mauro Jorge, que vai enfrentá-la na disputa em 2016. Se ela falasse, ele, também como aliado do governo, iria fazer questão de fazer uso da palavra. Foi o suficiente para Maura Jorge armar o barraco no momento em que o governador fazia seu discurso. Ela o interrompeu com a autoridade de um verdadeiro ‘coronel’. Coisa que ocorre em uma terra que vive sob domínio de uma mesma família há vários anos. E ai de quem contrariar interesses desse tipo de coronelzinho.

Essa atitude mostra que, para se mudar a realidade do Estado, melhorar os indicadores sociais e diminuir a pobreza, faz-se necessário desmontar pequenas oligarquias e domínios de coroneizinhos que se espalham pelo interior. Um cenário que pode mudar com as eleições municipais em 2016. Geralmente usam prefeituras como propriedades e como alimentadoras de negócios de um determinado grupo ou mesmo quadrilha. O que espero que não seja o caso de Lago da Pedra.

Derrotar a oligarquia Sarney foi um grande passo para a tão sonhada e esperada mudança. No entanto, com dezenas de senhores feudais, verdadeiros coronéis, que já serviram de sustentação a governos da oligarquia, a tarefa é árdua. Vai ser necessários pulso firme e muita determinação do governo para que os recursos destinados aos municípios sejam aplicados corretamente.


Sempre é bom lembrar que o Maranhão é recordista em número de municípios com investigações em andamento por desvios de recursos públicos. 

2 comentários:

  1. Será se discutir com a Prefeita Maura Jorge em palanque foi uma postura de Governador? Será se está correto, ético , elegante um Cerimonial anunciar que a Prefeita do Município vai usar a palavra em nome do povo e depois o próprio Governador mudar de idéia porque sopraram algo no ouvido dele e ele discutir com a Prefeita perante todo seu povo? Sei que tudo isso ocorreu e está gravado e o povo do Maranhão sentiu na pele e apoiam Maura Jorge porque todo mundo merece respeito, ninguém é maior que ninguém ou tem direito de humilhar ninguém. A atitude de coragem de Maura Jorge quando não se acovardou e falou de autoridade pra autoridade que alí ele era o Governador e ela era a Prefeita e representante do povo o iria falar sim, ela HONROU todas as mulheres, homens e cidadãos do nosso estado que prezam por respeito!!!! O MARANHÃO REPUDIA O DESRESPEITO À MULHER E A QUALQUER CIDADÃO, SEJA COM ELA A GUERREIRA Maura Jorge, SUA MÃE, SUA IRMÃ, SUA FILHA OU SUA ESPOSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk Maura descende de uma das mais antigas oligarquias aqui do Maranhão, e o cara vem falar que ela honrou, muita palhaçada mesmo.

      Excluir