Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ricardo Murad atrasou pagamentos para cobrar 30% de propina de empresas terceirizadas, revela escuta telefônica feita pela PF

O ex-secretário da SES, Ricardo Murad, apontado como ‘mentor intelectual’ da organização criminosa acusada de desviar R$ 1,2 bilhão da Saúde, teria cobrado 30% de propina para liberar pagamentos atrasados às Oscips. A revelação está em um escuta telefônica interceptada pelo PF no dia 27 de novembro de 2014, às 13h54.


Em conversa com um homem identificado como Joy, um dos donos do Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), José Inácio Guará, diz que Ricardo Murad cobrava 30% de propina sobre contratos das empresas terceirizadas na SES.

Na conversa, José Inácio, já falecido, revela que havia um atraso intencional nos pagamentos de terceirizadas, no final da gestão, para fazer a cobrança da propina.

“Eles estavam devendo dez milhões de fornecedor, atrasou de propósito... aí chamou o pessoal lá, e falou o seguinte: ‘Se tu me der 30% eu pago‘”, afirmou Inácio Guará.

Ele acrescenta que Roseana mandou pagar, depois que ele disse que não faria isso (pagar propina). “...estratégia e tal, a gente conseguiu. A Roseana mandou pagar... tem que zerar tudo. Aí ele tinha que pagar de alguma forma e pegar os 30% lá na frente, como diz... ele tinha que me dar os 1000 pra receber os 30...”, acrescenta.

A conversa gravada está inserida no inquérito resultante da Operação Sermão aos Peixes que cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, além de conduzir coercitivamente o ex-secretário à Superintendência da PF, em São Luís, para prestar depoimento por mais de 15 horas.


Ricardo Murad teve o passaporte apreendido e não pode se ausentar de São Luís sem autorização da Justiça. 

Com informações do Blog Marrapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário