Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Governo do Estado divulga balanço da Operação Lei Seca no Carnaval

Os dados da Operação Lei Seca no Carnaval foram apresentados em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta quinta-feira na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

O Governo do Estado do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), divulgou nesta quinta-feira (11), os números finais das operações de fiscalização da Lei Seca no Carnaval. Foram registrados 552 casos de alcoolemia em todo o estado, sendo 375 deles apenas em São Luís. A Operação Lei Seca percorreu 17 municípios, incluindo a capital maranhense, entre os dias 30 de janeiro a 9 de fevereiro.

Ao todo, foram realizados 2.869 testes de etilômetro (bafômetro) no estado. Entre os casos de alcoolemia, apenas cinco apresentaram quantidade de álcool acima de 0,34 mg/l (miligramas por litro de ar), que configura crime de trânsito (artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro), e 132 manifestaram quantia de álcool acima de 0,04 mg/l, que consiste em infração gravíssima. Pouco mais de 400 pessoas se recusaram a passar pelo teste, o que também configura infração por alcoolemia.

Os dados da Operação Lei Seca no Carnaval foram apresentados em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta quinta-feira na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). A coletiva foi presidida pelo secretário de Segurança, Jefferson Portela, e composta pelo diretor-geral do Detran, Antonio Nunes; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Moreno; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto; o comandante-geral da Polícia Militar, José Frederico Pereira; e o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo.

Este ano, a Operação Lei Seca, coordenada pelo Detran-MA, foi ampliada e incluiu mais cinco cidades em relação ao ano passado. Durante o Carnaval, a fiscalização passou pelos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Brejo, Chapadinha, Caxias, Codó, Grajaú, Itapecuru, Imperatiz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, São Luís e Timon.

Rodovias

Nas rodovias federais e nas MA’s, houve uma redução de 50% dos acidentes de trânsito, em relação ao carnaval de 2015. Foram 29 ocorrências registradas este ano, contra 58 no mesmo período do ano passado. O número de mortos e feridos também diminuiu: foram registrados seis óbitos e 33 pessoas acidentadas este ano, enquanto no ano passado foram registradas nove mortes e 41 feridos.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou a importância dos órgãos fiscalizadores e de segurança, das esferas estadual e federal, agirem de forma integrada para coibir acidentes de trânsito. “A Operação Lei Seca é um momento muito importante no combate à violência no trânsito e tem aumentado a parceria entre as instituições responsáveis pela segurança da sociedade”, frisou Portela.

O diretor-geral do Detran-MA, Antonio Nunes, ressaltou os avanços conquistados na operação deste ano, para além das estatísticas. “O objetivo maior da Operação Lei Seca é preservar vidas, e os benefícios vão além dos números. O aumento das fiscalizações inibe a imprudência, e as ações educativas sensibilizam quem é abordado nas operações”, destacou Nunes.

Ainda como parte do planejamento da Operação Lei Seca, as ações prosseguem até este fim de semana, durante a realização do Lava-Pratos, em São José de Ribamar.

RELATÓRIO DAS OPERAÇÕES LEI SECA NO PERÍODO CARNAVALESCO                                  EM TODO ESTADO - 30/01 A 09/02/16

VEÍCULOS REMOVIDOS
DOCUMENTOS RECOLHIDOS
Nº DE CARROS:
42
Nº DE CRLV:
274
Nº DE MOTOS:
105
Nº DE CNH:
460

TESTES DO ETILÔMETRO

ABORDAGENS
Nº DE TESTES REALIZADOS:
2869
Nº DE PESSOAS:
4474
Nº DE RECUSAS:
415
Nº DE CARROS:
2099
ALCOOLEMIA CRIME:
5
Nº DE MOTOS:
1396
ALCOOLEMIA INFRAÇÃO:
132
Nº DE TÁXIS:
132
TOTAL DE ALCOOLEMIA
552
KM PERCORRIDOS: 4.232
CIDADES: AÇAILÂNDIA, BACABAL, BALSAS, BARRA DO CORDA, BREJO, CHAPADINHA, CAXIAS, CODÓ, GRAJAÚ,
ITAPECURU, IMPERATRIZ, PINHEIRO, PRES. DUTRA, SÃO JOÃO DOS PATOS, SANTA INÊS, SÃO LUIS, TIMON
APOIO: PMMA, PRF, PREFEITURAS (DMT´S), PORTO SEGURO
QUANTIDADE DE PESSOAS DO DETRAN/CIRETRAN'S ENVOLVIDAS: 160



Nenhum comentário:

Postar um comentário