Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Prefeito Edivaldo vistoria fase final das obras do Residencial Luís Bacelar

As mil casas são compostas por sala, dois quartos, cozinha e banheiro amplos, além de lavanderia na parte externa do empreendimento. O residencial conta com área livre que pode ser ampliada e utilizada como área para lazer.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior fez visita de vistoria às construções do Residencial Luís Bacelar, localizado no bairro Gapara, na área Itaqui/Bacanga. São mil casas, com média de 45 metros quadrados construídos e área livre. O projeto agrega sustentabilidade com a inclusão de sistema de tratamento de esgoto, preocupação com o meio ambiente com a instalação de sistema de aquecimento solar de água e acessibilidade. Todos os contratos já foram assinados.

A obra é executada pela Prefeitura de São Luís e integra o programa 'Minha Casa, Minha Vida', do Governo Federal. “Com mais este projeto concluído estamos avançando com firmeza para reduzir o déficit habitacional em nossa cidade", ressaltou o prefeito.

As mil casas são compostas por sala, dois quartos, cozinha e banheiro amplos, além de lavanderia na parte externa do empreendimento. O residencial conta com área livre que pode ser ampliada e utilizada como área para lazer. O projeto foi contemplado ainda com reservatório e caixa d'água em todas as casas e conta com sistema de tratamento de esgoto estruturado.

As construções são conjugadas, sendo duas por grupo e possuem portas de alumínio estilo basculante, possibilitando maior ventilação. Todas possuem acessibilidade e são adaptáveis. O residencial integra o programa habitacional da Prefeitura. Das unidades habitacionais do programa (casas e apartamentos), 8.702 já foram entregues e 13.128 estão em obras ou em fase de conclusão.

Escola e Creche

Quem vai morar na localidade terá ainda como benefício equipamentos sociais construídos pela Prefeitura - uma escola de ensino fundamental com 12 salas e uma creche a serem construídos pela Prefeitura em área do residencial. A área foi totalmente sinalizada com faixa de pedestres e placas. "Temos como mote sempre agregar equipamentos sociais de interesse da população aos empreendimentos que construímos, garantindo, além da moradia, qualidade de vida ao cidadão", destacou o prefeito Edivaldo.

Participaram da vistoria o secretário municipal Diogo Lima (Urbanismo e Habitação); o engenheiro e representante da construtora responsável, Alexsander Carvalho; e demais membros da equipe de obras.

Sustentabilidade

Um diferencial do empreendimento é a instalação de um sistema de aquecimento de água, cuja energia é toda captada naturalmente, pela luz solar. Dessa forma, faz uso inteligente da potencialidade que a região de clima quente já oferece. O sistema garante economia de 30% em energia elétrica, segundo a equipe de engenheiros responsáveis pela obra. A energia solar uma vez captada aquece uma célula e alcança a água do reservatório instalado em cada uma das casas. O equipamento comporta 250 litros e mantém a temperatura por mais de 24 horas. Mesmo em períodos de pouco sol, a energia é possível de ser captada.


O sistema integra o planejamento das construções do 'Minha Casa, Minha Vida', da Fase II. Na capital, este equipamento é utilizado no residencial Santo Antônio e também será instalado no Residencial Mato Grosso, projetos habitacionais executados pela Prefeitura de São Luís, que estão em obras.

4 comentários:

  1. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior só não lembra do São Cristóvão que contribue com milhões em impostos para a prefeitura por ser um bairro comercial, com muitos estabelecimentos comerciais e bancários, e vive mergulhado na lama, lixo e buracos. Marcelo, do São Cristóvão.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Gilberto!!! Dá um alô para o TRE e Vigilância Sanitária para observar o "laboratorio" do Sr. vereador Chaguinhas na antiga residencia na Av. Santos Dumont. Em ano de campanha eleitoral abrir um laboratório é de duvidar e outra será que eles tem licença para funcionamento? pois lá além do laboratório tem um escritório de contabilidade e advocacia.

    Fica de olho TRE.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante amenizar o deficit habitacional com obras dessa importancia. O prefeito Edivaldo holanda esta de parabens!

    ResponderExcluir
  4. Quando vão entrega as chaves ?

    ResponderExcluir