Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Lava Jato pode investigar contratos da Odebrecht Ambiental em Paço do Lumiar e São José de Ribamar

Os contratos de ‘privatização’ do saneamento nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar podem entrar na mira da operação Lava Jato, que investiga quadrilhas que desviaram recursos públicos.

No fim de 2014, as prefeituras dos dois municípios decidiram cassar as concessões da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) e criaram um consórcio, repassando tudo para da Odebrecht Ambiental, uma das subsidiárias da Odebrecht, investigada pela Lava Jato.

Até hoje, a Caema não recebeu nada, a título de indenização, pelos investimentos que fez para montar todos os sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto. 

Mesmo tendo encontrado tudo montado, sem grandes investimentos iniciais, a Odebrecht cobra tarifas exorbitantes, o que causa constantes reclamações de consumidores.

A informação de que a Lava Jato está mirando esses contratos da Odebrecht Ambiental está na coluna Diário do Poder, do jornalista Cláudio Humberto.

Uma revelação bombástica que deve preocupar os prefeitos Gil Cutrim, de São José de Ribamar, e Josemar Sobreiro, de Paço do Lumiar. 

Gil Cutrim é apontando como o mentor do consórcio intermunicipal de saneamento e fez acertos com o governo Roseana Sarney, por meio do ex-secretário de Saúde Ricardo Murad, para que a Caema deixasse de operar no município.

Essa suposta investigação pode, finalmente, revelar como foram os acertos para a contratação da Odebrecht Ambiental. 

Pelos levantamentos realizados, a Caema teria direito a uma indenização de, no mínimo, R$ 6 milhões pelos investimentos feitos ao longo de vários anos de operação nos dois municípios.

Será uma grande dor de cabeça para os dois gestores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário