Rádio Voz do Maranhão

sábado, 27 de agosto de 2016

Em Recife, governador Flávio Dino apresenta o programa ‘Mais Produção’ à Sudene

"Temos um programa na linha de agroindústria que pretende desenvolver a área no estado, que precisa ser fortalecida. Com o programa, que começou a ser implantando no ano passado, são 10 cadeias produtivas com 204 ações", explicou Flávio Dino.
O governador Flavio Dino esteve, nesta sexta-feira (26), em Recife, onde reuniu com a diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No encontro, o governador manifestou apoio aos projetos desenvolvido pelas empresas privadas com investimento da Sudene e apresentou programa de Governo 'Mais Produção'. Na passagem por Recife, Flávio Dino ainda se reuniu com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Recebido pelo superintendente da Sudene, Marcelo Neves, o governador exaltou a importância que órgão o tem tido para impulsionar projetos executadas por empresas privadas no Maranhão. 

"Nossa visita tem duas razões principais, manifestar o desejo de estreitar as relações do Governo do Estado com a Sudene e deixar claro nosso apoio aos projetos que transcorrem no Maranhão", apontou o governador Flavio Dino, lembrando, durante a reunião, cada um dos projetos.

Durante o encontro, o governador do Maranhão apresentou o Programa Mais Produção, que incentiva 10 cadeias produtivas (arroz, feijão, mandioca, hortifruticultura, leite e derivados, carne e couro, ovinocaprinocultura, avicultura, aquicultura e mel). Estão sendo aplicados R$ 62,1 milhões em 5.322 propriedades, distribuídas em 129 municípios, na primeira fase do programa. Foi ressaltado que o objetivo é “promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda”. Flávio Dino espera contar com o apoio da Sudene para impulsionar as cadeias produtivas no Estado.

"Temos um programa na linha de agroindústria que pretende desenvolver a área no estado, que precisa ser fortalecida. Com o programa, que começou a ser implantando no ano passado, são 10 cadeias produtivas com 204 ações", explicou.

Flávio Dino demonstrou o interesse em estreitar os laços entre o Estado e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e falou sobre a importância dos instrumentos de ação da Autarquia em sua área de atuação, que inclui os nove estados da Região, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Entre 2012 e 2016, a autarquia aprovou 85 pleitos de incentivos fiscais para empresas estabelecidas no Maranhão. Os empreendimentos foram beneficiados, pelo prazo de 10 anos, com o incentivo de Redução de 75% do IRPJ; Reinvestimento de 30% do IRPJ devido; além da Isenção do AFRMM, que vigorou até dezembro de 2015.

Outro instrumento administrado pela Sudene para impulsionar o desenvolvimento regional é o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que financia, atualmente, dois projetos no Maranhão – Suzano Papel e Celulose S/A (Plantio de eucalipto conduzido pela Unidade de Negócios Florestais/UNF, para atender a demanda das unidades industriais de Mucuri e Imperatriz, com madeira de eucalipto em quantidade, qualidade, regularidade e baixo custo) e Companhia Energética do Maranhão (Modernização da estrutura de distribuição elétrica do Estado). Existe, também, o projeto Wtorre, que trata da implantação de um porto na cidade de São Luís, que já teve a consulta prévia aprovada.

O superintendente da autarquia, Marcelo Neves, agradeceu a visita do governador, parabenizou o 'Mais Produção', que será analisado para posterior apoio. Marcelo reiterou a importância do diálogo com os estados: "A Sudene tem todo os instrumentos para desenvolver o Nordeste, mas precisamos exatamente desta parceria com os governadores", defendeu.

Participaram da reunião o secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Julio Mendonça.

Sudene
A Sudene é uma autarquia que tem como missão promover o desenvolvimento includente e sustentável no Nordeste e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

Encontro

Flávio Dino visitou o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Na oportunidade, os governadores conversaram sobre os acordos das dívidas dos estados com a União, visando garantir recursos para as federações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário