Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Maria Lúcia Telles será sepultada no Cemitério do Gavião na manhã desta terça-feira

Maria Lúcia Telles e Reginaldo Telles com os filhos
O corpo de dona Maria Lúcia Telles, uma das fundadoras do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão, está sendo velado na Central da Pax, no Canto da Fabril, e será sepultado no Cemitério do Gavião nesta terça-feira (27), às 11h.

Maria Lúcia estava internada há mais de dez dias, vítima de um AVC. No último sábado completou 87 anos e recebeu uma homenagem do filho Abelardo Teles, no facebook: “Hoje o dia é dela, minha Mãe querida e tão amada. 87 anos de vida e vida bem vivida. Mãe querida por todos os filhos e amigos. Mulher lutadora, cristã, que nunca mediu esforços para fazer os seus Filhos e Amigos mais felizes. Acometida de um AVC Hemorrágico gravíssimo a 11 dias atrás, encontra-se hospitalizada em estado gravíssimo lutando, como lhe é peculiar, pela vida. Hoje Familiares e Amigos unem-se para comemorar , orar e celebrar a vida desta mulher guerreira que tanto nos ensinou a lutar pelos seus princípios e ideias sociais de igualdade. Minha Mãe amada, TE AMO, volta logo, a Família e amigos te aguardam para brindarmos a vida. Deus esta com vc, e seja feita a sua vontade”.

Maria Lúcia Soares Telles, natural de Pedreiras, radicada em São Luís desde os 8 anos de idade, estudou na Escola Modelo Benedito Leite, no Colégio São Luís e no Liceu Maranhense.

Formada em ciências jurídicas e sociais em 1953 pela Faculdade de Direito de São Luís, tendo sido escriturária do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão, taquígrafa da Assembleia Legislativa do Estado, bem como produtora apresentadora e professora curriculista da Fundação de Televisão Educativa (TVE).

Casada com o também advogado e jornalista Reginaldo Telles, com quem teve 11 filhos, teve uma relevante história politica e social.

Foi uma das fundadoras do PDT no Maranhão, membra do Conselho da Condição Feminina e do Conselho de Portadores de Necessidades eEspeciais, presidente de honra do Movimento de Mulheres e membro da executiva Estadual do PDT.

Também exerceu vários cargos no executivo estadual e municipal. Foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, secretária da Prefeitura Municipal de São Luís, presidente do Instituto de Previdência e Assistência do município.

Por sua vida política e social intensa recebeu o prêmio de destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social e também recebeu,da Assembleia Legislativa, a medalha Manoel Beckman, por sua participação feminina na política.


Maria Lucia Telles faleceu aos 87 anos, deixando um legado de lutas pela democracia, pela família e pelo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário